alguém pode me ajudar
Soluções para a tarefa
Resposta:
números naturais
Explicação passo a passo:
HOME MATEMÁTICA CONJUNTOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS IRRACIONAIS
Números irracionais
Números irracionais são todos aqueles números cuja representação decimal é uma dízima não periódica. São números irracionais as raízes não exatas, o π, entre outros.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Os números irracionais causaram grande inquietação nos matemáticos durante um longo período. Hoje já bem definido, conhecemos como um número irracional aquele cuja representação decimal é sempre uma dízima não periódica. A principal característica dos irracionais, e que os difere dos números racionais, é que eles não podem ser representados por meio de uma fração.
O estudo dos números irracionais foi aprofundado quando, ao calcular-se problemas envolvendo o teorema de Pitágoras, encontrava-se raízes não exatas. O ato de procurar solução para essas raízes não exatas tornou notável a existência das dízimas não periódicas, ou seja, de números cuja parte decimal é infinita e não possui uma sequência bem definida. Os principais números irracionais são as dízimas não periódicas, as raízes não exatas e o π.
Leia também: Raiz quadrada – caso de radiciação em que o índice do radical é 2
Conjunto dos números irracionais
As raízes não exatas são números irracionais.
As raízes não exatas são números irracionais.
Antes do estudo dos números irracionais, eram estudados os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais. Ao se aprofundar no estudo no triângulo de retângulo, tornou-se notório que existem algumas raízes que não têm solução exata, em particular, foi possível perceber que soluções de raízes não exatas são números conhecidos como dízimas não periódicas.
Em meio a essa inquietação, muitos matemáticos tentaram demonstrar, sem sucesso, que as raízes não exatas são números racionais e que podem ser representados como uma fração, porém o que se percebeu foi que esses números não poderiam ser representados dessa forma. Como, até o momento, o conjunto dos números racionais não contemplava esses números, surgiu a necessidade da criação de um novo conjunto, conhecido como conjunto dos números irracionais.