alguém pode me ajuda a dividir o livro os miseraveis com as seguintes afirmações
Enredo
foco narrativo
espaço
tempo
protagonista
vilão
personagens secundários
o clímax
e o desfecho
resumo do livro
Soluções para a tarefa
Quem não é capaz de ser pobre, não é capaz de ser livre" (Victor Hugo)
Este livro é um grande ensino a respeito de miserabilidade.
Além de destrinchar a alma humana para nós, Victor Hugo realiza esta obra na intenção de buscar a solução de três problemas principais:
- A degradação do homem pelo proletariado.
- A decadência da mulher pela fome.
- A atrofia da criança pela noite.
Um romance cheio de arquétipos, sendo o personagem principal o narrador onisciente e onipresente. Victor Hugo, sempre tratou este livro como um livro religioso. Porém eu acredito que este livro seja de utilidade publica, que todo leitor ávido precisa ler um dia de sua vida. Pois, além de termos a miséria como principal fator permeado na obra, a impressão que tive foi de ler a própria alma do Victor Hugo impressa em um papel.
No livro, entramos em contato com uma França que após passar pela Revolução Francesa se encontra em um estado caótico. O livro começa em 1815, tendo a Batalha de Waterloo como plano de fundo.
Um livro formulado de dentro para fora, nos faz presentes em situações inconcebíveis onde a miséria tira o sono, o alimento, a moradia, a dignidade, porém jamais a verdadeira essência de espírito. Encontramos personagens diversos passando por infinitas dificuldades, tendo suas vidas em meio a uma pobreza dilacerante.
Jean ValJean, que de longe é a figura mais interessante deste livro para mim, é condenado por roubar um pão e dar para o seu sobrinho. Ele é preso e passa dezenove anos nos regimes de trabalho forçado(É incrível como Victor Hugo, faz com que esse período, no final do livro seja quase que como uma sombra dentro da história). Ao sair, ele se transforma em um novo homem, após uma estadia pela casa de um bispo. Adota Cossete, filha de Fantine, uma parisiense que dá tudo que tem para cuidar da filha. Javert, é um simbolo no livro a respeito da metamorfose que se faz presente em Jean ValJean. Este, por sua vez, acaba fazendo-lhe o bem ao invés do mal. Gavroche, um garotinho pobre, nunca perde o bom humor em meio as suas lutas.
Esses são alguns dos personagens que mais marcaram a minha leitura. Existem outros que são tão importantes quanto. Victor Hugo, estabele uma certa conexão entre eles.
Os capítulos sobre a batalha de Waterloo, são realmente de tirar o fôlego e o leitor fica totalmente imerso a cada linha.
Eu usei como livro de apoio o A tentação do Impossível de Mario Vargas Llosa. Neste livro, ele nos deixa claro que o livro é um tanto utópico e que eliminar a miséria do mundo é realmente uma tarefa que todos querem, porém impossível de se realizar.
Então, se a miséria é algo que vai sempre existir, retirar a ignorância de algumas pessoas, talvez seja o primeiro passo para que ao menos uma sociedade possa ter olhos para as outras e não apenas para si mesma. E esse livro faz um excelente papel no que diz respeito a lucidez perante situações que vemos cotidianamente e não nos damos se quer o trabalho para refletir.
Um dos melhores livros que li na vida, um verdadeiro monumento.
"Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.“ — Victor Hugo - Os miseráveis.