Alguém pode fazer um resumo sobre o livro Uma vida chinesa???
Soluções para a tarefa
Resposta:
No primeiro volume da trilogia o autor se propõe a narrar, através de quadrinhos, os acontecimentos que presenciou durante a ascensão de Mao Tsé-Tung. Na verdade, o protagonista Xiao Li nasceu um ano depois dessa ascensão, então sempre foi a China que ele conhecera. Me falta muito feijão com arroz para tecer qualquer comentário sobre a história chinesa, mas esse primeiro volume choca bastante por essa realidade tão distante e que, de certa forma, causa estranheza só de imaginar. Acima de tudo, mostra os riscos de endeusar um governante e colocá-lo acima de tudo e todos, como fez o próprio protagonista.
A arte em si é maravilhosa. Fazia tempo que não lia um quadrinho mais sério. Conforme avançamos no livro, em alguns momentos o cenário se moderniza e ao mesmo tempo, mais adiante, retrata o preço pago por isso. Em um momento a montanha é arborizada, em seguida foi desmatada para ajudar o presidente e a China (como pode ser que até hoje há quem acredite que danificar nossa terra é demonstrar amor a ela?). Em outra página, o cenário desvanece, enquanto narra a destruição da arte, das crenças e da cultura chinesa.
Na minha interepretação foi uma narrativa bem crítica, talvez não tanto pelo roteiro, mas bastante nos desenhos.
"Como muitos, tento evitar olhar demais para trás, para não deixar a memória me levar ao remorso. Mas, na verdade, aquele que outrora destruiu, na despreocupação da juventude, tantas e tantas maravilhas daria tudo para recuperar hoje nem que fossem alguns daqueles objetos maravilhosos que traziam em si nossa história."
Explicação: