História, perguntado por kliciaramos256, 8 meses atrás

Alguém pode fazer um resumo sobre a Industrializaçao brasileira? Ajudaria demais ​

Soluções para a tarefa

Respondido por sswn17258
1

Resposta:

O primeiro período do processo de industrialização brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.

Explicação:

Eu peguei da internet, não sei se seu professor queria resposta pessoal


kliciaramos256: agradeço
kliciaramos256: ajudaria mt
motamurilo607: qual o prazo?
kliciaramos256: vocês têm ates?
kliciaramos256: eu tenho 8 apostilas que o governo mandou
kliciaramos256: de 10 páginas
kliciaramos256: queria pra hj ou amanhã
motamurilo607: ok
motamurilo607: te dou a resposta ainda hoje
kliciaramos256: agradeço
Respondido por motamurilo607
1

resposta:

Resumo sobre a industrialização brasileira

A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro

períodos principais:

O primeiro período do processo de industrialização brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.

O segundo período ocorreu de 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústrias no país. Essas indústrias deveriam seguir algumas regras, como o protecionismo econômico, instaurado em 1828, o qual determinava que todos os produtos vindos de fora do país, especialmente Inglaterra e Portugal, sofreriam um acréscimo de valor, em 15% e 16%, respectivamente, tarifa que dificultava a importação comercial e favorecia o desenvolvimento da indústria brasileira.

Mais tarde, em 1844, o valor da tarifa para produtos importados subiu para 60% e, nesse momento, foi criada a Lei Alves Branco. Dessa forma, investir no setor industrial era algo interessante e bem-visto pela classe burguesa do Brasil.

No terceiro período, que ocorreu de 1930 a 1955, foram observados maciços investimentos no setor industrial, oriundos tanto de iniciativas privadas quanto do governo brasileiro, na tentativa de alavancar o setor. Foram realizados avanços no setor de transportes, com aberturas de ferrovias e rodovias. Observou-se também o desenvolvimento do setor energético no Brasil e de logística. Foi instalada a Companhia Siderúrgica Nacional, entre 1942 e 1947, que contribuiu para a oferta de matéria-prima para a indústria no país. Em 1953, foi criada a Petrobras, maior empresa estatal do setor energético petroleiro do Brasil.

O quarto período acontece desde 1955 até os dias atuais. Foi marcado pelos projetos políticos instalados no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), que promoveu uma intensa abertura econômica do país para as empresas multinacionais, ampliando fortemente a abertura de novas empresas, dos mais variados tipos, incentivando o consumo, o consumismo e a competitividade tanto interna quanto externa.

O Brasil, a partir daí, pôde conhecer o mercado de consumo externo e integrar-se aos processos de exportação e comércio global. Alguns setores industriais não sofreram tantos investimentos, como o de tecnologia de ponta, o que tornou o Brasil um país dependente econômica e tecnologicamente de outras economias globais.

espero ter ajudado!

tentei resumir ao máximo sem deixar detalhes importantes de lado.


kliciaramos256: Cara você ajudou demais
kliciaramos256: muito obrigado
kliciaramos256: mesmo
motamurilo607: de nada
motamurilo607: quando precisar pode me chamar
Perguntas interessantes