alguem pode fazer 10 questoes sobre lixo organico e inorganico por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1
a) Verdadeiro – O lixo é classificado como qualquer coisa que não tenha mais utilidade, sem valor, sujeira, imprestável para o homem, sendo, portanto, um material inútil, que é jogado fora.
b) Verdadeiro – A destinação inadequada do lixo pode promover diversos problemas socioambientais. Esse material tem grande potencial para poluir o solo, gerar transtornos visuais, bloquear a passagem de água nos bueiros, entre outros.
c) Falso – A produção de lixo é extremamente prejudicial ao meio ambiente. A maioria das cidades brasileiras não possui o sistema de coleta e tratamento adequado do lixo, onde grande parte dos resíduos tem como destino os lixões a céu aberto, fato que gera várias doenças, odor, diversos tipos de poluição (atmosférica, do solo, hídrica), entre outros aspectos negativos.
d) Verdadeiro – O lixo recebe classificação de acordo com a sua composição, pois cada tipo de resíduo deve passar por transporte e tratamento final diferenciado.
e) Falso – A reciclagem do lixo ainda é insuficiente no Brasil, havendo a necessidade de redução na geração de resíduos. Para facilitar o processo de reciclagem, a população deve realizar a coleta seletiva do lixo.
2 A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo.
R=O lixo é um grande transmissor de doenças, entre elas estão: cólera, febre tifoide, infecções, leptospirose, tétano, dengue, esquistossomose, malária, intoxicação, entre outras.
3 A produção de lixo tem se intensificado a cada ano, sendo uma das consequências do aumento populacional nas cidades e da intensificação do modelo consumista. Com base nos seus conhecimentos e no texto, aponte os principais malefícios gerados pelo lixo urbano.
R=A produção de lixo está aumentando a cada ano e as consequências desse processo são desastrosas. Entre os principais fatores negativos estão: gastos públicos com coleta e tratamento de lixo; a destinação inadequada dos resíduos pode desencadear a proliferação de insetos, transmissão de doenças, odor, entupimento de bueiros e diversos tipos de poluição (atmosférica, hídrica, do solo e visual).
4Sabemos que o solo pode ser poluído de diferentes formas, e uma delas é o acúmulo de lixo sólido. Entre os problemas abaixo, marque o único não relacionado com a deposição de lixo no solo.
a) Aumento de vetores de doenças.
b) Aumento de micro-organismos patogênicos.
c) Morte de plantas.
d) Contaminação da água subterrânea.
e) Aumento da chuva ácida.
R=“b”. A afirmativa II está incorreta, pois a incineração é usada, principalmente, para dar fim a lixo hospitalar e industrial e configura um processo relativamente caro devido aos procedimentos que visam diminuir a poluição atmosférica. A afirmativa III está errada, pois o aterro sanitário gera lixiviados contaminados.
Resposta:
e) Aumento da chuva ácida. Incorreta
Explicação: