Filosofia, perguntado por kauanigreiner, 2 meses atrás

alguem pode faz um resumo pra mim do livro da mitologia nordica da pagina 17 ate 32​

Soluções para a tarefa

Respondido por duuhpereira09
1

Resposta:

Neil Gaiman é um escritor fantástico e em mais uma obra pude comprovar o quanto gosto de sua escrita. Desta vez ele se arriscou escrevendo Mitologia Nórdica, que fala justamente sobre os deuses nórdicos, sua história, desenvolvimento e etc. No início, o autor explica, em seu prefácio, que a obra é para resgatar muitas coisas que foram perdidas ao longo dos anos sobre a mitologia.

O livro é dividido por capítulos e posso afirmar que eles também são pequenos contos. A princípio imaginei que seria uma história maçante, bem parecido com aqueles livros que encontramos quando crianças, e que contam as histórias sobre deuses sem tantas emoções e onde o enredo se torna fraco. Aqui, os contos são pequenas histórias sobre determinados deuses, suas façanhas e sua criação.

A forma como Gaiman dá voz aos deuses, nos faz vê-los como personagens com uma história para contar. Essas histórias são postas em cada conto e no final todos eles complementam uns aos outros. Os contos são curtos, e o livro não é tão grande. É de se espantar que caiba tanta história aqui. Mas isso é o que nos chama atenção. Gaiman nos mostra um pouco sobre a mitologia nórdica em poucas páginas e nos deixa satisfeitos com o conteúdo.

A imagem que eu tinha dos deuses nórdicos era modesta. O pouco da mitologia que consegui adquirir conhecimento ao longo dos anos se aplicava somente aos três deuses mais famosos: Thor, Odin e Loki. A origem deles é comentada na obra, assim como algumas características de cada um. Thor, que eu conhecia apenas como deus do trovão, é também o defensor de Asgard e um deus não tão inteligente. Algumas características dele conheci aqui mesmo no livro e até me diverti em algumas ocasiões.

Loki, que sempre imaginei astuto, tem um quê maligno em suas ações e como o autor diz, ele é "complicado". O livro nos mostra o início de tudo e também o tão temível Ragnarök. O acontecimento que será o fim de tudo é escrito de forma rápida, assim como os outros contos.

Gaiman pontua em diversos partes sobre a influência da mitologia em nossa cultura. Frases como "e é por isso que temos isso hoje em dia" é comum e também remete a como antes vários povos explicavam variações de clima ou acontecimentos em geral por meio da mitologia. A influência não é somente aí. Vemos como os deuses asgardianos inspiraram até mesmo os dias da semana.

Este foi o primeiro livro que li sobre o assunto, e confiei na escrita de Gaiman, que não decepcionou, para me apresentar a esses deuses e a essa nova cultura. É uma viagem muito interessante. A mitologia é claramente vasta e é perceptível que o autor escreveu de forma simplista para nos auxiliar a conhecer tudo isso.

A obra conta com um glossário sobre os deuses e termos da mitologia. O glossário fica no final do livro e se você não quiser spoiler, não recomendo visitá-lo antes de finalizar a leitura.

Perguntas interessantes