Português, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Alguém pode corrigir minha redação?



- Cogita-se, com muita frequência que desde o período colonial, quando os portugueses achavam que a cor da pele influenciava na capacidade de cada ser humano, afinal, temos relatos da mídia com o jogador Dani Alves, uma vítima desse Racismo.
- Por conseguinte, percebe-se que grande parte da população brasileira ainda possui um pensamento que uma grande quantidade de melanina na pele determina que a pessoa é inferior a quem possui menor quantidade, mesmo isso sendo comprovado por cientistas que a cor não atribui ao indivíduo uma menor quantidade racional e física.
- Em síntese, é evidente que o preconceito racial continua muito presente na sociedade brasileira, e isto não pode ser encarado como normal e deve ser erradicado.
- Outrossim, para que isso acabe de vez, as crianças devem receber uma boa educação em casa e na escola, aprendendo que todos são iguais independente da cor da pele e que as pessoas negras devem ser respeitadas e tratadas igual à todos, pois tendo respeito a eles, você tem respeito à você também.


Usuário anônimo: “Tema: Como minimizar o racismo na sociedade contemporânea brasileira.” *****
SaileRik: Dissertativa-Argumentativa, certo?
Edumes9937: Se você só colocar a pontuações corretamente nas palavras '-'
Edumes9937: Se você tiver duvida nas sílabas tônicas abre o dicionário na internet e pesquisa ela!
Usuário anônimo: Exatamente, SaileRik.
Usuário anônimo: Não entendi, Edumes9937
Edumes9937: Sua resenha está ótima.
Usuário anônimo: Obrigado, amigo. c:

Soluções para a tarefa

Respondido por Said111
2
Não sou professor mas, comparando com alguns textos que eu faço... tu tá de parabéns....
palavras bem formais, texto organizado, ideias simples e claras que chamam a atenção do leitor... além de ter uma intro, desenvolvimento e uma conclusão...
não percebi algum erro gramatical... Pontuações corretas e nos lugares certos...
Só cuide ao passar à limpo !

Usuário anônimo: Pode deixar, vou cuidar. E muito obrigado pela opinião ❤️
Respondido por SaileRik
3
Vou tentar ajudá-lo!

No primeiro parágrafo (introdução) você deve apresentar o tema e sobre o que seu texto irá debater. No caso, você apontou um fato histórico e depois contextualizou com o tema, mas faltou a ideia central (tópico frasal)
Além disso, aconselho aumentar o número de linhas tentando chegar a uma simetria (eu costumo escrever 7 linhas para cada parágrafo = 28 linhas + título)

Nos parágrafos de desenvolvimento (2º e 3º) tente aprofundar mais suas ideias e fundamentá-las com dados. Sempre partindo de um pensamento elementar para um mais complexo, usar exemplos também pode ajudar, mas não costumo fazer isso. 

Na conclusão (4º), tente iniciar fazendo um apanhado de ideias: Diante do exposto, é evidente... 
Lembre-se: é melhor iniciar o último parágrafo com uma conjunção conclusiva, deixe as aditivas para os de desenvolvimento, pois você está concluindo o que já foi explicado. Não se esqueça de apresentar uma proposta de intervenção também. Para isso, cite os órgãos e instituições que devem estabelecer o que foi proposto.

Outras considerações:
Uso correto das colocações pronominais e acentuação gramatical  

Tome cuidado com queísmo: você usou 10 "que"s 
Recomenda-se usar 4 nesse tipo de texto

Espero ter sido útil!

Usuário anônimo: Nossa, muito obrigado. Tirei até um print, vou melhorar agora com essas dicas haha.

Obrigado de verdade, foi bastante útil.

Ps: essa dos “que’s” nem imaginava.

Thank u ❤️
SaileRik: Por nada, to aqui para ajudar! :)
SaileRik: Recomendo que pesquise formas para substituir o "que", eu uso, geralmente, gerúndio, mas pode gerar outro problema: gerundismo
Usuário anônimo: Ok, farei isso. Obrigado novamente
Usuário anônimo: Você poderia me da um exemplo substituindo; “que” em alguma parte da minha redação usando gerúndio? please
SaileRik: Você precisa reestruturar a frase! Cogita-se, com muita frequência desde o período colonial, quando os portugueses jugavam a cor da pele...
SaileRik: julgavam
SaileRik: Por conseguinte, 'percebendo' grande parte da população brasileira 'possuindo' um pensamento
Usuário anônimo: Ah entendi, farei isso da próxima. Obrigado pelas dicas novamente, e tomarei cuidado para que não gere “gerundismo”
Perguntas interessantes