ENEM, perguntado por GeSeis, 1 ano atrás

alguém pode auto avaliar minha redação do Enem?

A IMPORTÂNCIA DO MEIO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO DEFICIENTE AUDITIVO

É inegável dizer que atualmente pessoas com deficiência auditiva estão conquistando cada vez mais espaço, não apenas em seu desenvolvimento educacional, mas também no mercado de trabalho, no meio social e comunicativo. Mas ainda existe muitas garrafeiras a serem quebradas, é um grande avanço foi no ano de 2002 com a sanção da Lei n° 10.436, no qual a Língua Brasileira de Sinais (Libra), foi reconhecida como segunda língua oficial no País.
É de extrema importância, o apoio e o incentivo do meio familiar e social para o desenvolvimento escolar. Certamente nas escolas deve haver instrutores capacitados para que possa atender corretamente as necessidades fisiológicas do deficiente auditivo, e que haja apoio e inclusão social. Dados do INEP mostra que desde 2011 houve um grande decaimento de matrículas de surdos na educação básica, são dados alarmantes e preocupante, deve ser estudados e providenciado medidas para que o avanço e melhorias sejam contínuas.
Embora tenha acontecido grandes evoluções e conquistas ao longo de décadas, é necessário que seja criado projetos de incentivo e aumentando as oportunidades e melhorias no ensino, pois é dever do estado, da família, da comunidade escolar e social, assegurar ensino de qualidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Selenito
2
"atualmente"...não se usa atualmente. Não é algo tão importante, mas é redundante...a redação do enem é sempre atualmente. Você deve preferir usar essa palavra apenas se for fazer uma comparação com algum tempo passado.

"estão conquistando" evite o gerúndio. "conquistam"

"Mas ainda existe muitas garrafeiras a serem quebradas, é um grande avanço foi no ano de 2002 com a sanção da Lei n° 10.436"

Aí deveria citar as barreiras, não os avanços. Aliás, no seu texto inteiro faltou citar as barreiras. O tema da redação é sobre desafios dos deficientes auditivos na educação...

Alguns erros de português. E mais uma vez...evite o gerúndio!
Outras dicas que eu dou...mais objetividade e respeite a ordem no texto (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Na introdução você apresenta o problema e seu ponto de vista
No desenvolvimento fala sobre o problema e defende seu ponto de vista
Na conclusão você apresenta soluções sobre o problema

Outro ponto que toco é por ficar em cima do muro. O enem quer o problema e a solução...não se houve avanços ou não. Evite citar pontos positivos e negativos na sociedade...cite os negativos e resolva. Seja revolucionário! (sem críticas ao governo, obviamente).

Porém, tem coisas boas. Você citou dados, essenciais para uma argumentação sólida.
Uso o exemplo da pesquisa do INEP.

Apesar da ordem de construção do texto não ter sido boa, você citou medidas que solucionam o problema...e acima de tudo, dando a sensação de certeza nelas:

"É de extrema importância"
"Certamente"
"é necessário"

GeSeis: opa, boa boite muito obrigado, e eu percebi alguns erros que cometi agr passando a limpo, é o caso do "garrafeiras" que era pra ser barreiras mas o corretor mudou, mas de qualquer forma obrigado pela sua ajuda, se fosse dar a media de uma nota, sabe avaliar a média que seria? pois acertei 65 de 90 hj e minha área é total de exatas então estou
GeSeis: contando muito com a prova de semana que vem, desde ja obrigado
Selenito: Boa noite. O cálculo que eles fazem eu não sei...
Perguntas interessantes