ENEM, perguntado por tiagocorrea, 1 ano atrás

Alguém pode atribuir uma nota a minha redação? conselhos são bem vindos.

A história a ser solvida não é nova, e cinge-se sobre: a persistência da violência contra a mulher. A séculos as mulheres vem sofrendo com violência, seja ela, física, psicologia ou sexual.
Segundo pesquisas do instituto Data popular, 78% dos homens acham normal a mulher largar o emprego para cuidar do lar e dos filhos. Já 48 % teria vergonha de colegas do mesmo sexo que largam o trabalho para se dedicar aos afazeres de casa.
Ora, seria apenas mais um argumento e uma pesquisa qualquer se esses números não evidenciassem o grande problema que é a violência contra a mulher; É comum vermos nos noticiários, mulheres que sofreram algum tipo de agressão e, após denunciarem, as mesmas retiram a queixa contra seus agressores ( isso quando fazem as denuncias). E por qual motivo elas retiram essas denuncias? Após largarem seus empregos, elas ficam “reféns” de seus agressores, dos quais dependem para lhes sustentar, e também por medo de vingança de seus maridos.
Para mudar esse contexto, deve-se, dar melhor condições para o trabalho fora, assim, podendo elas, prover seu próprio sustento e elevando sua autoestima. Algumas alternativas para isso seria, creches com horários estendido para os filhos, melhores salários e, claro, maior rigor na punição aos agressores.

Soluções para a tarefa

Respondido por StanProtazio
1
Não sou lá un mestre em português, mas, de acordo com as competências do enem eu daria:

(I) Domínio da norma padrão: 120.
Apresenta alguns desvios da norma padrão, principalmente em concordância verbal.
h
(II) Compreensão da Proposta : 160
muito bom o texto, apresentou dados ainda que possam ser inverídicos.

(III) organização do texto: 120.
Bem elaborado, coeso e coerente ainda que cok desvios.

(IV) Construção da argumentação: 100. Muito óbvio.

(V) Mitigação : 80
Solução muito óbvia. Nada inovador.

tiagocorrea: Agradeço pelas colocações, vou me esforçar para melhor.
Respondido por elizabetegarcia
1
Nota 80.
Vc teve uma excelente visão a respeito desse tema. Mulheres sustentadas pelos maridos, realmente se tornam escravas da violência doméstica.
Oportunidades de emprego digno para fugir desse drama, é td o que elas precisam.
O problema é que muitas mulheres não estudam, não correm atrás de um futuro melhor.  Nossas autoridades precisam trabalhar para inserir essas mulheres no mercado de trabalho e principalmente trabalhar para despertar nelas o interesse de retomar os estudos. Concordo plenamente,punir com mais rigor  ajudará mudar esse drama vivido por essas mulheres.

tiagocorrea: Agradeço pelas palavras, vou me esforçar para melhorar meus pontos fracos.
Perguntas interessantes