Psicologia, perguntado por cesarsoares1, 1 ano atrás

alguém pode ajudar?
analisando a existencia da violencia contra a mulher porque a mesma vem sendo debatida e combatida por diversos setores sociais e por meio de políticas públicas,porque essa tematica demanda maior informação e esclarecimento por partes dos cidadãos brasileiros?


cesarsoares1: ?.
cesarsoares1: ?kkk
cesarsoares1: alguém pode me dá uma ideia?

Soluções para a tarefa

Respondido por Renrel
8

Olá.

 

Esse é um tema deveras polêmico, em uma sociedade que decidiu problematizar temas como esse ao invés de manter escondido e suprimido pelo excessivo machismo.

 

Antes de continuar, é interessante conhecer o conceito de machismo. Recebe o nome de machismo o pensamento de superioridade do homem sobre a mulher. O machismo é pensar que o homem é melhor do que a mulher, ao ponto de obrigá-las a fazerem o que fosse do desejo masculino, desconsiderando os direitos e a subjetividade feminina.

 

A violência, em todas as suas vertentes possíveis, na maioria das vezes, são combatidas para “manter a paz na sociedade”. O problema principal do tema “violência contra a mulher” foi que, por muito tempo, foi-se ignorada a situação da mulher quando violentada, principalmente em casa. Com justificativas extremamente possessivas e machistas, a sociedade patriarcal permitia que casos de violência passassem como normais, apenas porque a maioria dos machistas (que tinham, e muitas vezes ainda tem, maior poder) assim queriam.

 

Revoluções aconteceram, diversas pessoas de ambos os sexos foram mobilizadas, o feminismo (movimento com busca de igualdade entre os gêneros) ganhou muita força e passaram-se a serem exigidas reduções de regras e comportamento machistas, além da criação de leis também a favor da mulher (como a Lei Maria da Penha, que é contra a violência física contra as mulheres), pensando na equidade das relações sociais.

 

Políticas públicas foram criadas para auxiliar a mulher no processo de equidade, contra diversas formas de machismo e violência.

 

Mesmo após acontecer o que foi supracitado, principalmente em sociedades mecânicas¹, algumas mulheres ainda sofriam/sofrem violência física e psicológica, mas tinham/tem medo de ir contra o marido, ou semelhante, por recear consequências desagradáveis - como mais violência ou até mesmo a própria morte. 


Ter conhecimentos, esclarecimentos, que elas podem ter proteção do estado, além de que não dependem totalmente dos homens, pode dar a elas maior confiança para denunciar e tentar combater casos de abusos contra elas ou outras

De certa forma, o conhecimento das leis e sua aplicabilidade também pode acarretar na redução da violência, pois o indivíduo pode temer as consequências que vai ter, querendo evita-las.

 

¹ Conceito de E. Durkheim, que define que esse tipo de sociedade se refere àquelas pequenas sociedades, abaixo do conceito de metrópole, que por muitas vezes tem uma pequena população, além de não serem muito evoluídos quanto a organização funcional do trabalho.

 

Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.

Bons estudos.

Perguntas interessantes