Biologia, perguntado por erikamenezesamora, 5 meses atrás

alguém pode ajudar?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
1

a) Os indivíduos marcados possuem uma anomalia genética. Pela análise do heredograma, não há predominância dessa anomalia em qualquer um dos sexos portanto podemos concluir que ela é autossômica (o gene para a anomalia não está presente em cromossomos sexuais).  Observa-se também que o casal (II) 4 x 5 não é afetado pela anomalia mas teve o primeiro filho (III - 4) afetado; isso significa que o gene da anomalia ficou "oculto" (em "recesso") nos pais, característica de um gene recessivo.

b) Se um indivíduo for normal (A_) mas pelo menos um dos pais apresentar a anomalia recessiva (aa), o genótipo desse indivíduo será obrigatoriamente heterozigoto (Aa). É o caso dos casais (I) 1 x 2 e  (II) 1 x 2 e seus respectivos filhos:

Casal (II) - 1 x 2

mulher aa  x  homem Aa (esse gene a foi herdado de seu pai I - 1)

filhos:  III-1 = Aa        III-2 = aa        III-3 = Aa

Se a mulher III-3 se casar com um homem normal cuja mãe possui a anomalia (é aa), esse homem é obrigatoriamente heterozigoto Aa. (Lembre que de cada par de genes, um é herdado da mãe e, o outro, do pai).

Portanto, será um cruzamento entre heterozigotos:

Mulher (III-3) Aa   x    Homem Aa

Gametas:     A - a                  A - a

Filhos possíveis:  AA   -   Aa   -   Aa  -   aa

                                   Normais ³/₄         afetados ¹/₄

Se esse casal tiver trigêmeos (não serão idênticos pois o enunciado esclarece que foram implantados 3 embriões, ou seja foram 3 óvulos fecundados), a chance de cada um deles ser menino é de 50% (¹/₂). Já a chance conjunta de serem 3 meninos será de: ¹/₂ x ¹/₂ x ¹/₂ = ¹/₈ (regra do "e" ou da multiplicação para eventos mutuamente exclusivos).

Quanto à probabilidade de terem nascido com a anomalia (serem os 3 aa, independente do sexo) será de: ¹/₄  x  ¹/₄  x  ¹/₄  =  ¹/₆₄

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes