Geografia, perguntado por EuRayts, 7 meses atrás

alguem pfv me faz um resumo sobre urbanização; meio ambiente, vulnerabilidade social e a relação entre esse três
para hoje mesmo pfv​


valentinarufino: A urbanização afeta as condições naturais para a ocorrência de desastres ambientais, assim como os desastres ambientais têm seu potencial de dano ampliado em função da urbanização. A urbanização em condições precárias acentua ainda mais estes riscos para as populações em situação de vulnerabilidade social.

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiarodakieviczli
4

Resposta:

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.A urbanização em condições precárias acentua ainda mais estes riscos para as populações em situação de vulnerabilidade social. A vulnerabilidade a desastres ambientais aumenta em função de mais vulnerabilida- de social e cresce em um contexto de mais desigualdade social.

Urbanização e meio ambiente têm uma relação direta. A urbanização, por implicar a concentração de pessoas e atividades produtivas sobre um espaço restrito, gera, necessariamente, impactos degradadores do meio ambiente com efeitos sinérgicos e persistentes. Embora  outras atividades, como a agricultura, a pecuária, a mineração e a geração de energia, provoquem igualmente grandes impactos negativos sobre o meio ambiente, a urbanização,  por gerar de forma concentrada seus impactos ambientais e difundi-los além dos limites  urbanos, merece uma análise especial.

Em um mundo que se torna cada vez mais urbano, e de forma acelerada nas regiões  mais pobres do planeta, grande parte dos mais significativos impactos ambientais tem sido  gerada nas cidades. Segundo os criadores do conceito de pegada ecológica, a agricultura e o  consumo de alimentos são os maiores contribuintes para a carga ecológica da humanidade e  se apropriam de mais de 60% da capacidade regenerativa do planeta. Entretanto, alimentos,  bem como 75% dos recursos naturais coletados e minerados, são consumidos nas cidades e  principalmente nas áreas metropolitanas (EDE, 2002). Problemas ambientais que compõem  a chamada Agenda Verde, que afetam a humanidade como um todo, como o aquecimento  global, têm como seus principais fatores geradores as atividades urbanas, como as emissões  provenientes de veículos automotores e de indústrias e o consumo de energia. Já os problemas  da Agenda Marrom, que incluem as questões de saneamento ambiental e a poluição hídrica e  atmosférica urbanas, são gerados pelas áreas urbanas e as afetam localmente.

Explicação:

Perguntas interessantes