História, perguntado por fogoagua, 1 ano atrás

Alguem pfv me explique sobre a guarda nacional ou a Farroupilha.
1 Só ou as 2 se quiser mas me ajudem pfvvvvvv.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigo850
2
De 1835 a 1845, teve lugar no Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Foi o resultado, segundo interpretações dominantes, de insensibilidade política do governo central e intolerância do provincial, em defesa de interesses do que, na época eram, classificados de "galegalidade", ou a lei dos galegos ou portugueses, que ainda exerciam grande influência no Brasil, em que pese a Independência, em 7 de setembro de 1822.

A Revolução iniciou em 20 de setembro de 1835, com a conquista farrapa de Porto Alegre e, com ela, o longo processo revolucionário gaúcho que teve seu epílogo, segundo Osório Santana Figueiredo, em 20 de setembro de 1932, no combate de Cerro Alegre, em Piratini, com a prisão, seguida de exílio em Pernambuco, do Dr Augusto Borges de Medeiros.



A Guarda Nacional foi uma força militarorganizada no Brasil em agosto de 1831, durante o período regencial, e desmobilizada em setembro de 1922. Sua criação se deu por meio de lei de 18 de agosto de 1831 que "Crêa as Guardas Nacionaes e extingue os corpos de milicias, guardas municipaes e ordenanças".[1] Diz a referida lei, em seu art 1°, que "As Guardas Nacionaes são creadas para defender a Constituição, a liberdade, Independencia, e Integridade do Imperio; para manter a obediencia e a tranquilidade publica; e auxiliar o Exercito de Linha na defesa das fronteiras e costas", tendo como fundamento o art. 145 da Constituição de 1824: "Todos os Brazileiros são obrigados a pegar em armas, para sustentar a Independencia, e integridade do Imperio, e defendel-o dos seus inimigos externos, ou internos".[2][3] Em setembro de 1850, por meio da Lei nº 602,[4] a Guarda Nacional foi reorganizada e manteve suas competências subordinadas ao Ministro da Justiça e aos presidentes de província. Em 1873, ocorreu nova reforma que diminuiu a importância da instituição em relação ao exército.[5] Com o advento da República, a Guarda Nacional foi transferida em 1892 para o Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Em 1918, passou a Guarda Nacional a ser subordinada ao Exército Brasileiro, sendo incorporada como exército de 2ª linha, acabando diluída.

(FAZ UM RESUMO)

fogoagua: OBD VOU LER PARAE
fogoagua: SO UMA DUVIDA.. OS MEMBROS DA GUARDA NACIONAL ERAM TODOS OS QUE TINHA DIREITO A VOTO NÉ?
rodrigo850: É
fogoagua: QUAL UMA POSSIVEL QUESTÃO EM UMA PROVA???
fogoagua: DE RECUPERÇÃO
rodrigo850: quando deu inicio a revolucao da ferroupilha,o que é a Grarda Nacional. Espero ter ajudado
rodrigo850: nao sei se isso ta certo
fogoagua: TA
fogoagua: MT OBG
rodrigo850: de nada
Perguntas interessantes