Matemática, perguntado por isaa306, 3 meses atrás

ALGUÉM PFV ME AJUDA NESSA PRECISO ENTREGAR (27.07)

Com as cores ⚫preto,⚪branco,azul,vermelho e verde iremos colorir a figura a cima de modo que regiões fronteriças não tenham a mesma cor. Calcule a quantidade de maneiras *distintas* no máximo que podemos colorir​

Anexos:

edimarjuarez: pode colorir no meio?
isaa306: olha eu nn sei pois o professor nn explicou ele apenas mandou a gente fazer e pediu para providenciar os desenhos pintados para ele
isaa306: acho que pode sim
chuvanocampo: Olá. Veja a matéria digitando no Google: ENA 2014 profmat combinatória. Bons estudos.
chuvanocampo: Atenção, o exercício é parecido, não igual. Precisa recalcular.

Soluções para a tarefa

Respondido por edimarjuarez
1

Resposta:

420

Explicação passo a passo:

Vou considerar que não pode girar a figura e nem espelhá-la. Também que tem que pintar o círculo no centro.

Vamos dividir o problema em três partes e depois somar as possibilidades:

  • Pintar a figura sem nenhuma repetição de cores (5 cores diferentes)
  • Com exatamente 1 repetição de cores
  • Com exatamente 2 repetições de cores

Note que não há como ter 3 repetições, pois as fronteiras não permitem.

Vou sempre considerar a cor do círculo primeiro, pois ele está em fronteira com todas as regiões e portanto qualquer cor nele não pode ser repetida nas demais.

  • Para o caso sem nenhuma repetição: 5 possibilidades de cores para o círculo, 4 para a primeira região, 3 para a segunda, 2 para a terceira e 1 para a quarta, ou seja, 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120 possíveis jeitos.
  • Para o caso de haver 1 repetição de cor, temos que considerar que essa repetição pode ser na vertical (primeira e terceira região) ou horizontal (segunda e quarta região).
  1. Para repetição vertical, temos: 5 possibilidades de cores no círculo, 4 possibilidades para a primeira região, 1 para a terceira (pois consideramos que é igual a primeira), 3 para a segunda e 2 para a quarta (não pode ser 3 porque estamos considerando nesse caso que a segunda e a quarta região NÃO são iguais), ou seja, 5 x 4 x 1 x 3 x 2 = 120 possibilidades.
  2. Para repetição horizontal, temos: 5 no círculo, 4 para a segunda região, 1 para a quarta (pois consideramos que é igual a segunda), 3 para a terceira e 2 para a primeira (não pode ser 3 porque estamos considerando nesse caso que a primeira e a terceira região NÃO são iguais), ou seja5 x 4 x 1 x 3 x 2 = 120 possibilidades.
  • Para o caso de haver 2 repetições: 5 possibilidades no círculo, 4 para a primeira região, 1 para a terceira (pois consideramos que é igual a primeira), 3 para a segunda e 1 para a quarta (pois consideramos que é igual a segunda), ou seja, 5 x 4 x 1 x 3 x 1 = 60 possibilidades

Somando-se todos os casos, temos: 120 + (120+120) + 60 = 420 possibilidades.


gabrielcguimaraes: Gostei muito da sua solução, bem diferente da minha. Se quiser dar uma olhada na minha, está numa tarefa idêntica da mesma pessoa:
https://brainly.com.br/tarefa/53307193
Perguntas interessantes