História, perguntado por mayrama356, 1 ano atrás

alguem pf pode fazer um pequeno texto explicando a Revolução Russa? (resumo)..

Soluções para a tarefa

Respondido por matematica900
2
e 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

 

Rússia Czarista

Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.

No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

 

A Revolução compreendeu duas fases distintas: A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.

Respondido por mewy
6
 A Rússia no inicio do século XX era um país onde sua economia era baseada na agricultura, sendo um país atrasado em relação a outras potências industrializadas na sua época. Esses trabalhadores rurais tinham que pagar altos impostos para o governo do czarista Nicolau II (que governava o país de forma absolutista, governo onde este concentra todos os poderes políticos e econômicos sobre si), fato que agravava ainda mais a situação destes trabalhadores, e que consequentemente piorava a imagem do governo do czar frente a população mais pobre. Após a entrada da Rússia na primeira guerra mundial, os altos custos financiados pelo governo para manter os seus exércitos no conflito, geraram manifestações em todo o país, fato que culminou com a saída deles do conflito e com a derrubada do governo do czar.

Perguntas interessantes