Geografia, perguntado por igor182424, 9 meses atrás

alguém para me ajudar? por favor.

tema: FORMAÇÃO GEOLÓGICA.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por alex1110101
1

Resposta:

Petróleo:

Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares.

Carvão:

O minério em questão formou-se há milhões de anos. O processo de sua formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Todos esses fragmentos vegetais, após terem morrido, foram depositados e soterrados por sedimentos. Por meio de uma grande pressão e temperaturas extremamente elevadas foram gradativamente se transformando em minério de carvão, isso há 300 milhões de anos.

As etapas de formação do minério ocorreram primeiramente com a constituição da turfa, depois do linhito, o carvão betuminoso e o antracito. Em todo o globo existem aproximadamente 8 trilhões de toneladas de carvão com viabilidade de exploração.

O carvão foi e ainda continua sendo uma das principais fontes de energia, superado somente pelo petróleo. Pelo menos 23,3% da energia consumida é oriunda do carvão mineral.


alex1110101: acho q é isso
alex1110101: O processo de formação do carvão mineral é lento, para se transformar no minério que é hoje foi necessário um período de 300 milhões de anos. ... O minério em questão formou-se há milhões de anos. O processo de sua formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes.
igor182424: obrigado, ficou muito bom!
Respondido por sandrosouza173
2

Resposta:O processo de formação do petróleo é extremamente lento, sendo, assim, considerado um recurso não-renovável.

Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. A rocha onde o petróleo se forma é chamada de rocha geradora, e é a partir dela que ele migra para cima, eventualmente sendo aprisionado na rocha reservatório. Por fim, é a rocha chamada capeadora que sela o óleo e impede a migração dele da reserva, apresentando baixa permeabilidade.

O processo de formação do carvão mineral é lento, para se transformar no minério que é hoje foi necessário um período de 300 milhões de anos. ... O minério em questão formou-se há milhões de anos. O processo de sua formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes

Explicação:A palavra petróleo deriva do latim petroleum, da fusão entre as palavras petrus, pedra, e oleum, óleo. Trata-se de uma mistura complexa de hidrocarbonetos e quantidades variáveis de não-hidrocarbonetos — moléculas compostas exclusivamente de carbono e hidrogênio.  Pode ocorrer em diferente estados, apresentando frações gasosas e líquidas. É insolúvel em água, e também menos denso que ela, inflamáve.

O carvão existe há milhares de anos em depósitos de origem vegetal, formado por meio da decomposição da matéria orgânica sem a presença de oxigênio. O material originado dos restos vegetais é soterrado e compactado, sofrendo ação das bactérias, bem como das condições de pressão e calor no ambiente do depósito, formando, então, ao longo do tempo, o carvão mineral. Sua formação corresponde ao Período Carbonífero, durante a Era Paleozóica.

Perguntas interessantes