Alguem mim ajudar por favor ? ' Meu professor pediu pra fazer um resumo de gravidez na adolescência ' alguem pode mim mandar um resumo top sobre esse assunto ?
Soluções para a tarefa
A gravidez/maternidade na adolescência é amplamente abordada na literatura, no entanto é possível observar as contradições nos discursos que caracterizam esta experiência como um problema de saúde pública e relatos das adolescentes. Este artigo, caracterizado como um estudo bibliográfico objetivou discutir as diferentes percepções sobre a maternidade na adolescência, entendida como fenômeno socialmente constituído. Estudos que caracterizam a gravidez/maternidade como sendo de risco para o desenvolvimento pessoal e social da adolescente e seu filho, foram contrapostos às pesquisas que trazem a perspectiva da adolescente sobre esta vivência. Constatou-se que a maternidade pode ser vista de forma positiva pela adolescente, especialmente, para aquelas em situação de risco social e pessoal. Assim sendo, observou-se a necessidade de novas pesquisas que abordem a vivência da maternidade através de um eixo sócio-cultural, objetivando em ultima instância a elaboração de políticas públicas efetivas direcionadas a essa população.
Gravidez na adolescência, como o próprio termo define, consiste na gravidez de uma adolescente. Apesar de a Organização Mundial de Saúde considerar a adolescência como o período de dez a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais. Como fator fundamental para a ocorrencia da gravidez está a ocorrencia da menarca, o primeiro período menstruação, que ocorre próximo aos 12,5 anos, embora este valor varie de acordo com a etnia e peso. A média de idade da ocorrencia da menarca tem e continua diminuido como o passar dos anos. Mesmo a fertilidade levando a gravidez precoce, ainda há uma série de fatores que influenciam, tanto sociais e pessoais. Mundialmente, as taxas de gravidez na adolescência varia entre 143 para 1000 na África sub-saariana, a 2,9 para 1000 na Coréia do Sul.Grávidas na adolescência enfrentam muitas das mesmas questões obstetrícia que as das mulheres entre os 20 e 30 anos. A gravidez na adolescência envolve muito mais que problemas físicos, existem também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, abre-se outra polêmica, o das mães solteiras que por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandonam a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente. É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxílio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente. Dessa forma, ela terá uma gravidez tranqüila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade