ALGUÉM meee ajudaaaaa por favor....
Exercício
1- A leitura dos trechos revela-nos o encontro de duas culturas muito diferentes: a do europeu civilizado do século XVI e a do indígena primitivo que habitava o Novo Mundo. Qual a sua opinião sobre esse encontro de culturas?
2- A visão que o português teve do Brasil foi paradisíaca, o que fez o colonizador ter todo esse deslumbre com a nova terra?
3- Você concorda com a afirmativa da Carta quando Caminha fala que a maior intenção deles é salvar ,ou seja, catequizar os índios? Qual seria a maior intenção deles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) para o encontro de novas terras e populações no expansionismo dos séculos XIV e XV. O novo horizonte histórico resultante é marco na História, configurando o começo dos tempos modernos. Importa destacar o encontro de culturas diferentes, como se dá com a chegada do europeu à América. Do convívio dessas culturas resultou o processo de mútuas influências. Se o europeu impôs mais os seus padrões, também absorveu traços culturais dos índios.
2) A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal D. Manuel I constitui uma narrativa minuciosa daquilo que ele observara em Porto Seguro durante os dias de permanência da frota que se dirigia para a Índia. A ênfase incide sobre os habitantes da terra descoberta, seus costumes, seu modo de vida, acentuando a impossibilidade de comunicação verbal e a necessidade de ali deixar degredados que, vivendo com os nativos, pudessem aprender sua língua. Como não conseguiu descobrir se ali haveria ouro ou prata, Caminha aponta ao rei a agricultura como a forma de aproveitar aquele território, que seria útil também como porto de abrigo na viagem para o Oriente
3) Cena 1: portugueses e indígenas se encontram pela primeira vez, no litoral sul da Bahia. Cena 2: depois de momentos de hesitação, os dois grupos trocam objetos, prática que se tornaria uma das mais emblemáticas ao longo da colonização portuguesa. Os episódios são narrados por Pero Vaz de Caminha (1450-1500), escrivão da esquadra de Pedro Álvares Cabral (1467/68-1520) no primeiro registro escrito do país. Ele inclui muitos outros detalhes da chegada dos portugueses ao Brasil e revela episódios do cotidiano de personagens que ficaram para a História, como Cabral e o próprio autor da carta, e de pessoas comuns - tripulantes dos barcos, por exemplo - à época do descobrimento.
A carta, hoje guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, pode ser trabalhada em classe desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.