Português, perguntado por GuilhermeSouzaTeo, 1 ano atrás

Alguém me responde isso? Dou todos os meus pontos se conseguirem

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardosantosdesousa
1

Resposta: ainda estou fazendo o resto

Explicação:

1 pergunta: O poema possui características ainda tradicionais. Quais são elas?

RESPOSTA: Sim  

EXPLICAÇÃO: Uso do Negativismo, para o autor, a sociedade está em completa ruína, não há solução, por exemplo quando ele diz “Eu, filho do carbono e do amoníaco”,  aqui ele utiliza o carbono e o amoníaco que são os primeiros elementos da vida, ou seja todos nós somos filhos destes dois elementos, o que significa que somos apenas matéria orgânica, essa ideia se repete em outros versos também.

O uso de soneto que é de característica parnasiana.

2 pergunta: Por outro lado, encontrados palavras jamais imaginadas em um poema. Cite cinco palavras consideradas antipoéticas.

RESPOSTA: Carbono, amoníaco, epigénesis , hipocondríaco e cardíaco

3 pergunta: Pesquise sobre a vida de Augusto dos Anjos e sobre a importância da obra “Eu” para a literatura brasileira e faça um resumo em seu caderno.

Resposta: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos é tido pela crítica literária um dos poetas mais original que o Brasil já teve, ele era conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo. A obra Eu de Augusto ao realizar-se a leitura dos os versos, pode-se perceber o que nesta poesia ele dialogava de maneira bastante particular, se relacionada com as com as influências artísticas de seu tempo. Esta obra surgiu em um momento de mudança na Literatura Brasileira, e apresentava características do parnasianismo e do simbolismo.  

Questão sobre a Guerra de canudos

Pesquise sobre o escritor Euclides da Cunha e a obra “Os sertões” e faça um resumo em seu caderno.

RESPOSTA: Os Sertões de Euclides da Cunha, é uma das obras mais famosas do Brasil.  A obra trata de explanar sobre os acontecimentos Guerra de Canudos, que ocorreu na Bahia (1896 e 1897). A obra descreve um relato histórico misturado a literatura. A obra tem 630 páginas e basicamente se divide em 3 partes, são elas:

A Terra: Aqui o eu lírico procura descrição o ambiente em que tudo ocorria;  

O Homem: Aqui, Euclides da cunha vez a descrição do homem, da sua forma de viver e dos costumes da região sertaneja;

A Luta: Aqui era a descrição propriamente dita da Guerra de Canudos que como resultado matou grande parte da população nordestina.

A história da obra acaba com o trágico final, mostrando a destruição de Canudos e a morte de milhares de pessoas.

Em relação ao filme e às informações do texto, responda:  

1 Pergunta: Em que momento político da história do Brasil se passa o filme visto?

RESPOSTA: No início da Primeira República, no governo de Prudente de Morais aconteceu a chamada Guerra de Canudos. Essa guerra foi herança de uma série de fatores como a grave crise econômica e social em que encontrava a região do nordeste, conhecida na época como a área dos latifúndios improdutivos, a situação na região naqueles tempos era muito precária devido às secas, à fome, à pobreza e à violência desenfreada.  

2 pergunta: Como viviam os sertanejos naquela época?

RESPOSTA: Os sertanejos viviam em condições de extrema miséria. Na época eles eram obrigados a aceitar as péssimas condições de trabalho colocadas pelos coronéis. O clima seco só aumentava ainda mais a situação crítica do povo, a seca acabava com as plantações de alimentos, matava os animais e secava os reservatórios de água. Todo tempo, a fome e a sede matavam vários sertanejos.

3 pergunta: Por que muitas famílias sertanejas passaram a odiar a República e seus representantes e resolveram seguir Antônio Conselheiro?

RESPOSTA: As condições de miséria os sertanejos viviam favoreceu a existência de conflitos e revoltas. Antônio Conselheiro tinha em mente que a República recém-implantada no Brasil, era algo que só causava desgraças as pessoas. Os sertanejos viam em Antônio conselheiro um grande líder, ele então juntou um grupo de seguidores, e pregava a salvação e dias melhores para quem o seguisse.

4 pergunta: Qual influência o “beato” tinha sobre aquelas famílias?

RESPOSTA: Beato se dedicava a religião e a servir ao próximo, ele junto a Padre Cícero, alojou várias pessoas numa fazendo, e todos comiam, e trabalhavam sem ser explorados, tudo era dividido de maneira igual. Após a morte de Padre Cícero, Beato foi tido pelo povo como seu grande sucessor.

5 pergunta: Como se deu a formação do Arraial de Canudos?

RESPOSTA: Os Sertanejos fundaram o arraial de Canudos em 1893, era composto por ex-escravos e sertanejos que fugiam da fome e da opressão dos coronéis daquela época. Canudos era regido pelo trabalho coletivo e pelos ensinamentos religiosos de Conselheiro. O movimento criticava a República e contestava as inovações surgidas com ela.


GuilhermeSouzaTeo: vlw, to esperando aq o resto
GuilhermeSouzaTeo: ...
eduardosantosdesousa: desculpe amigo, a rede de internet da minha cidade caiu por quase 3 dias, perdão mesmo.
Respondido por selmaamg
0

Resposta:

Explicação:

6.  O que representava a República para os soldados? E para os sertanejos?

Funcionários que representavam a justiça.

Os sertanejos representa os vaqueiros nordestinos os canudo um povo que corre atrás do gado dentro da catinga.

7. Como Antônio Conselheiro e seus seguidores eram vistos pelos republicanos?

Eles viam eles como "perigosos monarquistas"

8. As informações do combate eram veiculadas de que maneira na Imprensa brasileira? Comente o papel da mídia naquela época e no momento atual. Há divergências?

A Guerra de Canudos foi possivelmente o primeiro conflito no Brasil que atraiu a presença de correspondentes dos jornais, algo que só foi possível devido a profissionalização do jornalismo e principalmente, ao avanço das tecnologias de comunicação e transporte, que permitiam que jornalistas cobrissem o evento de perto e ainda assim conseguissem manter um fluxo de notícias constante. Durante a maior parte do conflito, o tom dado pela imprensa era praticamente unânime, e acompanhava o discurso higienista e positivista defendido com afinco pela elite letrada do nosso país. Este discurso, de teor também racista, enfatizava a necessidade de purgar a sociedade brasileira dos resquícios de um passado supostamente obscurantista e atrasado, carregado de mestiçagem e misticismo.

Hoje a imprensa tem um domínio melhor pela notícia veiculando os fatos até mesmo em tempo real não devendo tomar partido dos fatos e sem discriminação.  

9. Em sua opinião, a que se deveram as três vitórias dos sertanejos sobre os soldados?

Porque eles eram unidos e lutavam todos em conjunto e com fé.

10. A religiosidade de Antônio Conselheiro e dos sertanejos está presente na maioria das cenas do filme. Em sua opinião, qual é a importância deste fato? Explique.

O catolicismo visto em Canudos consistia em uma prática religiosa com os pés no chão. A fé popular presente em Canudos foi a base que garantiu a resistência dos sertanejos, que enfrentaram os militares várias vezes. Antônio Conselheiro levou a palavra de Deus e deu assistência espiritual ao povo miserável do Nordeste, que o apoiou.

11. Levando em conta a forma de governo e a desigualdade social, você considera a problemática do filme um tema ultrapassado? Justifique sua resposta.

Não considero, pois continuamos com pobreza extrema em algumas regiões, fome, doença. Descaso do governo etc.

Perguntas interessantes