Alguem me faz um resumo sobre as rebeliões na América Portuguesa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
REVOLTA DE BECKMAN
A Revolta de Beckman é um importante episódio das rebeliões coloniais do Brasil, assunto que cai bastante no Enem. A partir de 1650, a capitania do Maranhão começou a passar por grave crise econômica, provocada pela redução dos preços do açúcar no mercado internacional. Sem condições de pagar os altos preços cobrados pelo escravo africano, os senhores de engenho da região organizaram tropas para invadir as missões e capturar indígenas para o trabalho escravo em suas propriedades. Para suprir a mão-de-obra da capitania, o governo português criou a companhia Geral de Comércio do Maranhão , com a responsabilidade de introduzir na região 500 escravos negros por ano, durante 20 anos.
Um grupo de senhores de engenho, liderados por Manuel Beckman, organizou um movimento para acabar com a Companhia e com a influência dos jesuítas.
GUERRA DOS EMBOABAS
O rápido e caótico afluxo de milhares de pessoas às regiões das minas logo trouxe seus problemas. Os paulistas, descobridores do ouro de Minas Gerais, sentiam-se no direito de explorá-lo com exclusividade. A tensão cresceu quando os portugueses passaram a controlar o sistema de abastecimento de mercadorias na região das minas, em 1707. O conflito teve fim em 1709, no chamado Capão da Traição, quando muitos paulistas foram mortos por tropas emboabas de cerca de mil homens.
Posteriormente, os paulistas organizaram uma vingança contra os emboabas.
GUERRA DOS MASCATES
Devido à queda do preço do açúcar no mercado europeu, causada pela concorrência do açúcar antilhano, os ricos senhores de engenho de Olinda, principal cidade de Pernambuco em 1710, viram-se arruinados. João V, que seu povoado fosse elevado à categoria de vila. João V atendeu ao pedido e, com isso, os senhores de engenho organizaram uma rebelião e invadiram Recife. Em 1711, o governo português interveio na região, reprimindo duramente os revoltosos
Explicação: