Biologia, perguntado por juubssousa, 1 ano atrás

Alguém me explica esse texto, por favor.
Espécie são todos os indivíduos que tem características semelhantes e conseguem reproduzir entre si gerando descendentes.
De acordo com o o conceito biológico, uma espécie passou a ser definida, como um grupo de organismos ou uma população de organismos isolados reprodutivamente de outros grupos ou populações. Portanto a capacidade de grupos ou organismos de populações se entrecruzarem e deixarem descendentes férteis ou não, passou a ser o critério chave para definir limites entre as espécies. Populações que, mesmo separadas geograficamente, mantiveram a capacidade de se entrecruzarem e produzirem descendentes férteis quando em contato eventual, seriam consideradas como integrantes de uma mesma espécie, a despeito de quaisquer outras diferenças entre ela.
De acordo com esse conceito, o isolamento reprodutivo e o entercruzamento definem as espécies. Uma justificativa para a escolha do critério do isolamento reprodutivo foi que a sua aquisição representaria um caminho sem volta em termos evolutivos, selando por assim dizer, a independência evolutiva de duas linhagens reciprocamente isoladas do ponto de vista reprodutivo, que ficariam assim impossibilidades de trocar genes entre si.
Desde já obrigada.

Soluções para a tarefa

Respondido por Larissabrks
1
O texto fala sobre a especiação (processo de formação das espécies) e os mecanismo que contam na especiação. O isolamento geográfico e consequentemente o isolamento reprodutivo são fatores que cooperam com a formação de novas espécies. O isolamento geográfico é qualquer tipo de barreira geográfica (uma montanha ou um rio, por exemplo) que impeça os animais de uma mesma espécie de cruzar. Por exemplo: eu tenho uma população X vivendo em um determinado local e esse local sofre alguma intervenção que acaba separando essa população em duas partes A e B. 
Como houve um isolamento geográfico (uma barreira) entre tal população, as espécies do lado A não se cruzarão mais com as do lado B. Por ação a seleção natural, tais espécies irão sofrer pressões diferentes e se diferenciarão cada vez mais, digo isso ao longo de muitas gerações. 
Caso essas espécies voltem a se cruzar algum dia e NÃO havendo descendentes férteis ou algum descendente híbrido, podemos dizer que essas espécies já estão em isolamento reprodutivo e podem ser consideradas espécies diferentes. Ou seja, tais seres vivos já estarão tão diferentes ao longo de gerações que haverá incompatibilidade genética. Lembrando que deve ser um processo demorado. Esse é o processo descrito no texto! Espero ter ajudado!!!

juubssousa: Obrigada, me ajudou muito!
Perguntas interessantes