História, perguntado por badanhaalwaysinuse, 1 ano atrás

alguem me explica esse texto em palavras faceis por favor tenho que apresentar isso daqui algumas horass!!

Causas da Guerra de Canudos

A estrutura econômica do Brasil funcionava com base no latifúndio, onde predominava a monocultura, com a exploração da mão de obra de trabalhadores que viviam na miséria.

Foi no Sertão do Nordeste, seco, abandonado e esfomeado que, durante a República Velha, milhares de sertanejos formaram grupos de cangaceiros e jagunços ou se juntavam em torno de líderes religiosos (beatos).

Os jagunços estavam a serviço do coronel para defender sua propriedade, matar seus adversários políticos e garantir a vitória dos seus candidatos nas eleições.

Os cangaceiros atacavam as fazendas dos coronéis e espalhavam o terror entre os latifundiários. O cangaço era uma forma de o sertanejo combater a miséria e extravasar sua revolta.

Os beatos ou conselheiros caminhavam pelo sertão, pregando uma religião salvadora e eram seguidos por dezenas de fiéis.

Soluções para a tarefa

Respondido por vodunsininabiap079u1
1

Vamos lá:

No Brasil a economia era latifundiária, exploradora e atuava com monocultura. Isso quer dizer que donos de grandes terras sem utilização pessoal utilizavam-se de mão de obra escrava e miserável para produzir produtos de uma única espécie agrícola (monocultura)

Durante a República Velha o nordeste sofria ainda mais com a fome e a seca e por isso formavam grupos cangaceiros, jagunços e etc para reunir-se em torno de algum lider religioso, cada um com seu objetivo.

O cangaceiro atacava as fazendas dos coronéis, fazendo arruaças e perturbavam os latifundiários (donos das terras citadas acima). Com isso pretendiam combater a miséria e extravasar sua fúria.

Por outro lado, os jagunços tinham interesses políticos, por isso defendiam os coroneis, matavam quem entrasse no caminho a fim de defender a vitória de seus candidatos políticos.

Os lideres religiosos (beatos) eram como os de hoje, pregando sua religião e colecionando fiéis.

Perguntas interessantes