Português, perguntado por Feh011, 1 ano atrás

Alguém me explica como fazer análise sintática de predicado

Soluções para a tarefa

Respondido por manuvitoria123
3
Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos são classificados da seguinte forma:

1) Verbo Intransitivo: É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita.O avião caiu.

O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo. Se desejar, o falante pode acrescentar outras informações, como local, modo, tempo, etc. Essas informações ampliam o significado do verbo, mas não são necessárias para que se compreenda a informação básica. Não sãocomplementos do verbo, são termos acessórios da oração.
local: O avião caiu sobre as casas da periferia.modo: O avião caiu lentamente.tempo: O avião caiu no mês passado.


2) Verbo TransitivoÉ o verbo que vem acompanhado por complemento: quem sente, sente algo; quem revela, revela algo a alguém. O sentido desse verbo transita, isto é, segue adiante, integrando-se aos complementos verbais, para adquirir sentido completo.O partido afundou o país.

O verbo transitivo pode ser:
a) Transitivo Direto: quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória.Nós escutamos música clássica.

b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.Nós gostamos de música clássica.

c) Transitivo Direto e Indireto: é quando a ação contida no verbo transita para o complemento direta e indiretamente, ao mesmo tempo.Nós recomendamos música clássica a todos.


3) Verbo de Ligação: É aquele que, expressando estado, ligacaracterísticas ao sujeito, estabelecendo certos tipos de relações. O verbo de ligação pode expressar estado permanente, transitório, aparente, continuidade do estado, etc...O baiano é alegre.O capixaba ficou bravo.O mineiro fez-se de besta.O paulista parece esperto.O gaúcho vive alegre.O carioca encontra-se perdido.O acreano continua desconhecido.

Observação: a classificação do verbo quanto à predicação deve ser feita de acordo com o contexto e não isoladamente. Por exemplo, um mesmo verbo pode aparecer ora como intransitivo, ora como de ligação.1 - O jovem anda devagar.anda = verbo intransitivo, expressa uma ação.2 - O jovem anda preocupado.Anda = verbo de ligação, expressa um estado.


Classificação do PredicadoPara o estudo do predicado, é necessário verificar se o seu núcleo significativo está em um nome ou em um verbo, e se as palavras que formam o predicado referem-se apenas ao verbo ou também ao sujeitoda oração.(1) Os animais necessitam de cuidados especiais.(2) A natureza é bela.(3) O dia amanheceu ensolarado.
No caso (1), o predicado apresenta apenas uma palavra que se refere aosujeito: necessitam. As demais palavras ligam-se direta ou indiretamente ao verbo (necessitar de algo), que assume, assim, o papel de núcleo significativo do predicado.
No caso (2), o nome bela se refere, por intermédio do verbo, ao sujeito da oração. O verbo agora atua como elemento de ligação entre sujeito e a palavra a ele relacionada. O núcleo do predicado é bela.
No caso (3), percebemos que as duas palavras que formam o predicado estão diretamente relacionadas ao sujeito: amanheceu (verbo significativo) e ensolarado (nome que se refere ao sujeito). O predicado apresenta, portanto, dois núcleos.
Tomando por base o núcleo do que está sendo declarado, podemos reconhecer três tipos de predicado: verbal, nominal e verbo-nominal.

Predicado Verbal:Para ser núcleo do predicado verbal, é necessário que o verbo seja significativo, isto é, que traga uma ideia de ação.Eles revelaram toda a verdade para a filha.O dia clareou.

manuvitoria123: quais?
Feh011: Direto Indireto Direto e indireto
manuvitoria123: ta
manuvitoria123: ra ai que vou mandar
Feh011: Obrigada!
manuvitoria123: - vem sempre associado a um verbo transitivo;
- liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este;
- indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Ex.: Maria vendia doces.
sujeito v.trans. direto obj.direto


Objeto direto preposicionado

O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado. Tal preposição ocorre por razões várias e não pela exigência obrigatória do verbo.
manuvitoria123: Objeto indireto

- vem sempre associado a verbo transitivo;
- liga-se ao verbo através de preposição exigida por este;
- indica o paciente ou o destinatário da ação verbal.

Ex.: Davi gosta de música.
sujeito v.trans. indireto obj.indireto

A professora não confia em seus alunos.
sujeito v.trans. indireto obj.indireto

Núcleo do objeto

O núcleo do objeto é representado por um substantivo (ou palavra com valor de substantivo).

a) substantivo: Ana comprou chocolate.
sujeito v. trans. direto obj.direto
Feh011: Obrigada linda !!
manuvitoria123: de nada
manuvitoria123: oq mais vc quer
Respondido por sarodriguesweslley20
0

Explicação:

a mandioca o corpo de mandi

Perguntas interessantes