História, perguntado por Adrianoinocente, 1 ano atrás

alguem me explica a guerra do paraguai?

Soluções para a tarefa

Respondido por MaahSantos1529
2
No início do século XIX dois fatores são os que mais contribuem para o início da Guerra do Paraguai: 

1 - Havia se estabelecido uma crise diplomática entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai sobre os direitos de navegação e comércio no Rio Prata; e, esses países "discutiam" sobre suas soberanias no rio. 

2 - O Paraguai havia se tornado o maior pólo industrial da América Latina. Não dependiam do desenvolvimento industrial britânico e começavam a colocar em risco a hegemonia inglesa na região, possuíndo também industrias pesadas, necessárias para a manutenção auto-sustentação do Parque Industrial na América Latina.

Somados a esses ânimos estavam as dívidas dos países recém emancipados que haviam contraído pesadas dívidas com coroa inglesa no ensejo das libertações. Argentina, Brasil e Uruguai se viram obrigados e patrocinados pelo Império Britânico a aniquilar com o "atrevido" Paraguai e foi o que aconteceu. 

A Guerra teve aspectos interessantes do ponto de vista a ser justificada, e que se pode dizer é que toda a América do Sul saiu perdendo, principalmente o Paraguai, que nunca mais se recuperou, passou de rico e desenvolvido à miserável e hoje tem se tornado um enorme problema para o fisco e comércio dos mesmos países que se aliaram para destruí-lo. 
Respondido por luizluchetta
2
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul no século XIX. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagaram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaia.
É também chamada Guerra da Tríplice Aliança na Argentina e de Guerra Grande no Uruguai. A Guerra do Paraguai durou seis anos. Teve seu início em dezembro de 1864 e só chegou ao fim no ano de 1870, com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora. Antes da Guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias. Foram destruídas cerca de 80% da população, ficaram endividados com o Brasil durante muitos anos depois, no governo de Getúlio Vargas.
Perguntas interessantes