Física, perguntado por ferniaskk2pd59ib, 11 meses atrás

Alguém me ajude na seguinte questão:

Quando há uma desigualdade entre o número de prótons e elétrons, o átomo passa a ser chamado de íon. Explique como essa desigualdade ocorre?​​

Soluções para a tarefa

Respondido por Theory2342
1

Resposta:

Olá!

Explicação:

A desigualdade entre o número de prótons e elétrons que um átomo possui é causada por processos chamados processos de eletrização, que consistem em tornar a quantidade de carga elétrica de um corpo ou sistema não-nula, isto é, diferente de zero.

Os principais processos de eletrização são:

  • Eletrização por atrito: consiste em “esfregar" entre si dois corpos, provocando uma transferência de cargas de um para outro;
  • Eletrização por contato: consiste gerar uma transferência de cargas a partir do contato entre dois ou mais condutores elétricos. Caso os corpos envolvidos sejam idênticos, após o processo, cada um possuirá a mesma quantidade final de carga. Caso não sejam idênticos, a quantidade de carga de cada um dependerá de suas características físicas, como formato, dimensões, etc.
  • Eletrização por indução: consiste em separar as cargas positivas das negativas de um condutor inicialmente neutro (chamado induzido) através do campo elétrico gerado por um condutor eletrizado (chamado indutor).

Os três processos citados acima são os processos principais. Porém, um corpo também pode sofrer eletrização através de um fenômeno conhecido como efeito fotoelétrico, que ocorre quando elétrons “saltam" para fora de seu material em razão da absorção de energia, que lhe é fornecida pela incidência de radiações eletromagnéticas.

Para saber mais sobre os processos de eletrização, visite ↓

https://brainly.com.br/tarefa/9153572

Para saber mais sobre o efeito fotoelétrico, visite ↓

https://brainly.com.br/tarefa/17936391

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes