Alguém me ajudar por favor!!!!!
2.Por volta de 1811, o Império napoleônico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão dominou mais da metade do continente europeu. Tal conjuntura, no entanto, reforçou os sentimentos nacionalistas da população dessas regiões. A ideia de nação, inspirada nas próprias concepções francesas, passou a ser uma arma desses nacionalistas contra Napoleão. Assinale a afirmação correta, relativa à conjuntura acima delineada:
a) Após o bloqueio continental, em todos os Estados submetidos à dominação napoleônica, os operários e os camponeses, beneficiados pela prosperidade econômica, atuaram na defesa de Napoleão contra o nacionalismo das elites locais.
b) A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão de construir um Império.
c) A Espanha, vinculada à França pela dinastia dos Bourbon desde o século XVIII, não reagiu à dominação francesa. Em nome do respeito às suas tradições e ao seu nacionalismo, a Espanha aceitou a soberania estrangeira imposta por Napoleão.
d) Herdeira da Filosofia das Luzes, a ideia de nação, tal como difundida na França, fundou-se sobre uma concepção universalista do homem e de seus direitos naturais. Essa concepção, porém, pressupunha o princípio do direito dos povos de dispor sobre si mesmo
Soluções para a tarefa
Resposta:
D)
Explicação:
O nacionalismo que se desenvolveu no século XIX, que culminou em acontecimentos como a Unificação Italiana, a Unificação Alemã, a Guerra Franco-Prussiana e o Neocolonialismo, teve como modelo fundador a França napoleônica. Napoleão, além de administrar o ideário iluminista que permeou a Revolução Francesa, também compôs o primeiro exército de cidadãos livres e burgueses, isto é, o exército nacional francês. Antes da Revolução Francesa, os exércitos das nações modernas eram compostos pela aristocracia guerreira, e não por um corpo de cidadãos. Somadas, essas ações fundaram o ideal de nação que se tornou não apenas modelo político para todo o mundo, mas também objeto de interesse das artes da época, sobretudo da literatura.