Geografia, perguntado por yanekethelleyn, 10 meses atrás

ALGUEM ME AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA 01. O Geógrafo Pedro Pinchas Geiger, regionalizou o território brasileiro em três complexos regionais ou regiões geoeconômicas. a) Quais os critérios foram utilizados por Pedro Pinchas Geiger para regionalizar o Brasil? b) Caracterize o Complexo Regional do Nordeste. 02. Qual é o nome do complexo regional onde nós moramos? 03. Quantas e quais são os complexos geoeconômicos do Brasil? 04. As regiões geoeconômicas do Brasil apresentam grandes diferenças econômicas, sociais, culturais, entre outros aspectos: Aponte as principais características econômicas do complexo geoeconômico do Centro-Sul.

Soluções para a tarefa

Respondido por LaraTeixeira77
64

Resposta:

1)

a- Segundo o geógrafo Pedro Pinchas Geiger a regionalização brasileira deveria ser realizada por intermédio da definição de três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais, por critério econômico.

Essas divisões levariam em consideração os critérios de formação do território brasileiro, levando em consideração os processos de industrialização que as regiões passaram. e acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

b- O Complexo Regional Nordestino é uma das três regiões geoeconômicas do Brasil, ao lado do Centro-sul e da Amazônia. Possui uma área superior a 1 milhão e 500 mil km² (pouco menos de 20% do território brasileiro) e abrange inteiramente os estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além do leste do Maranhão e o norte de Minas Gerais.

A 2 tem a explicação completa no Google porque se não a resposta vai ficar muito grande.

3) A divisão regional (não oficial), conhecida como regiões geoeconômicas do Brasil possuia os seguintes complexos: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os critérios adotados para a delimitação dessas três regiões foram os aspectos naturais e, principalmente, as características socioeconômicas.

4) O relevo da região centro-sul é o mais acidentado, predominando as zonas de elevadas altitudes e cadeias montanhosas, mas vale ressaltar que os dois pontos mais altos do país encontram-se na Amazônia. Predominam-se, assim, as regiões serranas e os planaltos. Destaque para a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. É composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, boa parte de Minas Gerais e uma pequena área de Tocantins e Mato Grosso. Sua área total é de cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados. Os três principais tipos climáticos são o tropical, o tropical úmido e o subtropical. Além disso, a hidrografia é caracterizada pela presença de três grandes bacias hidrográficas: Paraná, São Francisco e parte da bacia do Tocantins-Araguaia. O elevado grau de acidentes no relevo torna o Rio Paraná extremamente propício para a instalação de hidrelétricas, a exemplo da Usina de Itaipu, a segunda maior do mundo.

Espero ter ajudado! Bons estudos! :)


yanekethelleyn: OK
anaclarasantosarruda: está divisão é definitiva?
ericksabinor07: opan
Perguntas interessantes