História, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

Alguém me ajudaaaaa, preciso enviar essas atividades hojeeeee *Elabore um quadro comparando as Guerras de Canudos e do Contestado, contendo local do movimento, data do ocorrido, causas e consequencias, características dos conflitos etc.*

Soluções para a tarefa

Respondido por alice101086
1

Guerra de Canudos: ocorreu no arraial de Canudos, sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. O local era liderado por Antônio Conselheiro e havia se transformado num polo de atração para as populações marginalizadas do nordeste. Desta maneira o governo da Bahia e o governo central resolveram acabar com suas instalações. O conflito é considerado o maior movimento de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais realizado no Brasil. O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam no sertão nordestino. Padres e coronéis pressionaram o governador da Bahia para destruir o arraial, no entanto os homens de Conselheiro derrotaram as expedições militares que foram enviadas. Depois de algum tempo, após intenso bombardeio de canhão, Canudos foi totalmente destruído em 5 de outubro de 1897. A destruição de Canudos foi completa e milhares de camponeses morreram no conflito. As tropas chegaram ao ponto de desenterrar o corpo de Antônio Conselheiro para fotografar. Sua cabeça foi cortada e levada como troféu, repetindo uma prática que vinha do tempo da colônia.

Guerra do Contestado: ocorreu entre 1912 e 1916 e teve lugar na região sul do Brasil entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina. Foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios. O motivo do conflito se deu pelo fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo a Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company. O líder do movimento era José Maria de Santo Agostinho, um monge peregrino. A guerra iniciou com o armamento dos soldados contra as ferramentas agrárias dos fazendeiros, o que levou a morte de muitas pessoas inclusive do líder da revolta. Depois de conflitos intensos, com muitas mortes, após quatro anos de guerra, é assinado o Acordo de limites Paraná-Santa Catarina. Surge as cidades de Mafra, Joaçaba, Chapecó e de Porto União e vai sendo construída uma nova cultura regional no Brasil.

Perguntas interessantes