Alguém me ajudaa!!
Após o estudo, leia o trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha, abaixo e diga se há inferência, pressuposto ou implícito no texto. Justifique sua resposta.
O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro mui grande ao pescoço, e aos pés uma alcatifa por estrado. Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia, e nós outros que aqui na nau com ele vamos, sentados no chão, pela alcatifa. Acenderam-se tochas. Entraram. Mas não fizeram
sinal de cortesia, nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Porém um deles pôs olho no colar do Capitão, e começou de acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizendo que ali havia ouro. Também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal como se lá também houvesse prata.
Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os havia ali. Mostraram-lhes um carneiro: não fizeram caso.
Mostraram-lhes uma galinha, quase tiveram medo dela: não lhe queriam pôr a mão; e depois a tomaram como que espantados.
Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada daquilo; e, se alguma coisa provaram, logo a lançaram fora.
Trouxeram-lhes vinho numa taça; mal lhe puseram a boca; não gostaram nada, nem quiseram mais. Trouxeram-lhes a água em uma albarrada. Não beberam. Mal a tomaram na boca, que lavaram, e logo a lançaram fora.
Viu um deles umas contas de rosário, brancas; acenou que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço. Depois tirou-as e enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo.
Isto tomávamos nós assim por assim o desejarmos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Neste trecho temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e como recurso a ser utilizado por parte de alunos.
“Saber ler um texto é saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que cada trecho do texto propicia.”(Heronides Moura). Bons estudos
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás