ALGUEM ME AJUDA URGENTE E PRAS 1H00
TEXTO I
Bruxas paulistas: pesquisa resgata história de mulheres acusadas de feitiçaria
Documentos encontrados na Cúria Metropolitana revelam como agia o Santo Ofício no Brasil colonial no século 18
O ano era 1754 e o local, a Justiça Eclesiástica, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. As rés, Thereza Leyte e Escholástica Pinta da Silva, mãe e filha, estão no tribunal do Santo Ofício acusadas de (...) matar o primeiro marido de Escholástica, Manoel Garcia, utilizando feitiçarias. A Inquisição no Brasil – movimento da igreja católica criado para combater heresias e ameaças à doutrina cristã – teve início no período colonial, mas já vinha ocorrendo em países da Europa como França, Itália e Portugal desde o século XII. No Brasil, o movimento se consolidou por meio do Tribunal do Santo Ofício, que recebia visitas de inquisidores vindos de Portugal para investigar comportamentos e práticas diferentes dos estabelecidos pela igreja católica. (...)
texto II
Contrarreforma Católica
Entre 1545 e 1563 foi realizado o Concílio de Trento, uma resposta da Igreja Católica ao movimento da Reforma Protestante, reafirmando os dogmas e práticas da Igreja, além de estabelecer direcionamentos ao combate das heresias e do paganismo. Contudo, a venda de indulgências foi proibida e o perdão (indulgência) passou a ser gratuito. Nesse contexto, foi restabelecido o Tribunal do Santo Ofício, com a função de investigar heresias, sendo exemplos da ação deste Tribunal o julgamento dos cientistas Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. A Companhia de Jesus ganhou a missão de levar a fé católica àqueles que não a conheciam, tendo realizado ações de educação catequista na Europa, na Ásia e na América. A cidade de São Paulo teve origem a partir de uma missão jesuítica estabelecida no local hoje conhecido como Pateo do Collegio. Além disso, o Tribunal do Santo Ofício também investigou denúncias no Brasil Colonial, havendo registros de várias pessoas que foram levadas do Brasil para serem julgadas em Portugal.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
alternativas
a)o texto 1 relata o caso de mulheres julgadas por um tribunal religioso atualmente, no brasil, a capacidade de julgar alguem é do poder judiciario. pesquise sobre esse poder e discuta suas atribuições, registrando os resultados.
b)comparando as informaçoes apresentadas nos dois textos, é possivel afirmar que as ações da contrarreforma se mantiveram ao longo do tempo? justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na (A) você deve pesquisar sobre a justiça do brasil atualmente, no caso, suas funções, obrigações, prerrogativas, poderes, direitos de certas autoridades. Já na (B) a resposta é: Algumas ações sim e outras não, como a proibição das indulgências continuou, e já o santo oficio depois de um tempo foi retirado.
Explicação:
a. O Poder Judiciário tem como sua principal atribuição julgar, decidir de forma imparcial, bem como com o devido processo legal abarcando o direito ao contraditório e a ampla defesa do réu, Apenas desta forma se alcança resultados justos - ainda que seja possível verificarmos injustiças - tendo em vista que religião e decisões judiciais não devem se misturar.
b. Em parte as ações da contrarreforma foram mantidas, como por exemplo: a proibição da venda de indulgências e a gratuidade do perdão. Contudo o restabelecimento de tribunais visando a investigar heresias ou julgar cientistas por exemplo não se mantiveram, pois atualmente o Brasil é um país laico, não sendo mais obrigatório seguir qualquer religião, as pessoas são livres.
Aprenda mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/1981862