Biologia, perguntado por 81182, 4 meses atrás

ALGUEM ME AJUDA URGENTE
As arqueas ou arqueobacterias, são seres unicelulares e procariontes, bastante conhecidos por habitarem ambientes extremos e, por esse motivo, são chamados de extremófilos.

Explique de forma completa o que são esses ambientes extremos ocupados pelos extremófilos

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por malulopes20
0

Resposta: extremófilos

Explicação:

Geralmente esses organismos apresentam características que não só os permitem sobreviver nesses ambientes, como também parecem melhorar em ambientes extremos. Assim, eles são chamados de extremófilos (do grego, philos, amante - “amantes” de condições extremas) e podem ser divididos em:

⇒ Halófilos extremos: organismos que vivem em ambientes extremamente salinos, como o Mar Morto, em Israel. Um exemplo são indivíduos do gênero Halobacterium.

⇒ Termófilos extremos: organismos que vivem em ambientes extremamente quentes. Esses organismos vivem próximo de fontes termais submarinas e utilizam a energia química do gás sulfídrico para sintetizar compostos orgânicos. Um exemplo são os chamados de “cepa 121”, pois se reproduzem nesses ambientes a uma temperatura de 121°C. Eles possuem adaptações que tornam suas proteínas e material genético estáveis nessas temperaturas.

Embora sejam conhecidos por viverem em regiões extremas, alguns organismos vivem em ambientes moderados, como pântanos e vísceras de herbívoros, sendo chamados de metanogênicos, pois utilizam hidrogênio para reduzir o gás carbônico e produzir metano.

Perguntas interessantes