ALGUÉM ME AJUDA PRA AGORA
Entre meados do século XVI e meados do século XVII, o Brasil sofreu tentativas de invasões estrangeiras. Sobre este tema, é correto afirmar, EXCETO que:
10 pontos
Com a saída dos holandeses, o Nordeste passou a ter uma supremacia econômica na colônia, devido à destruição da concorrência açucareira nas colônias holandesas nas Antilhas.
Após a saída de Nassau do cargo de administrador e de seu retorno à Europa, os confrontos entre os senhores de engenho do Nordeste e a Companhia das Índias Ocidentais aumentaram.
Em 1555, os franceses fundaram uma colônia no Rio de Janeiro, chamada de França Antártica. Foram expulsos, em 1567, por forças lideradas pelo governador‑geral Mem de Sá;
O conde Mauricio de Nassau foi nomeado para administrar o domínio holandês nas terras do atual Brasil. Entre suas ações, Nassau promoveu reformas urbanas no Recife, trouxe artistas, botânicos, médicos e cientistas da Europa e concedeu liberdade de religião.
Os franceses procuraram se estabelecer no Maranhão, fundando uma nova colônia, chamada de França Equinocial, sendo também foram expulsos da região;
Soluções para a tarefa
Resposta:
No século XVIII, um grupo de pensadores começou a se mobilizar em torno da defesa de ideias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes em toda Europa. Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade.
Dessa maneira, os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade. Segunda a visão desses pensadores, sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de justificar, por argumentos lógicos, sua própria existência.
Por isso, o pensamento iluminista elege a “razão” como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo.
As instituições religiosas eram sistematicamente atacadas por esses pensadores. A intromissão da Igreja nos assuntos econômicos e políticos era um tipo de hábito nocivo ao desenvolvimento e ao progresso da sociedade. Até mesmo o pensamento dogmático religioso era colocado como uma barreira entre Deus e o homem. O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina.
Resposta:
bora namorar cmg?
Explicação: