Alguém me ajuda, por favor!!!
Renascimento literário e teatral!
Principais autores e obras:
- Dante Alighieri (Itália): A Divina Comédia;
- Luís de Camões (Portugal): Os Lusíadas;
- Miguel de Cervantes (Espanha): Dom Quixote de la Mancha;
- Rebelais (França): Gargântua e Pantagruel;
- Erasmo de Roterdã (Holanda): Elogio da Loucura;
- William Shakespeare (Inglaterra): Teatro.
Qual dessas obras, acima citadas, você conhece? Saberia comentar, resumidamente, sobre alguma delas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dante Alighieri, A Divina Comédia:
A Divina Comédia é basicamente a história da conversão de um pecador ao caminho de Deus. Os versos sublinham a necessidade de se seguir o caminho do bem e da ética. O protagonista é o símbolo do ser humano vulgar e representa o cidadão comum, que tem dúvidas, hesita, é tentado pelo mal.
Luís de Camões (Portugal) Os Lusíadas:
Nesse grande poema épico, os feitos dos navegadores portugueses em direção às Índias são igualados às façanhas de heróis da Antiguidade greco-latina. ... Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por “mares nunca dantes navegados”
Miguel de Cervantes (Espanha): Dom Quixote de la Mancha:
A obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, um homem de meia idade que resolveu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Providenciando cavalo e armadura, resolve lutar para provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária.
Rebelais (França): Gargântua e Pantagruel:
A vida de Gargântua e de Pantagruel é uma pentalogia de romances escrita no século XVI por François Rabelais, que fala das aventuras de dois gigantes, Gargântua e seu filho Pantagruel. O texto é escrito numa veia humorosa, extravagante e satírica, e apresenta muita crueza, humor negro e violência.
Erasmo de Roterdã (Holanda): Elogio da Loucura:
O Elogio da Loucura é uma total sátira a sociedade dos séc. XV e XVI, onde ele tinha por objetivo fornecer uma nova visão eclesiástica e renovar a igreja, pois tentou mostrar a sociedade um espelho de si mesma.
William Shakespeare (Inglaterra): Teatro:
Primeira fase (1590-1602): escreveu peças históricas, tragédias em estilo renascentista e algumas comédias; Segunda fase (1602-1610): ocupou-se em escrever tragédias e comédias; Terceira fase (1610-1616): fase caracterizada por peças menos trágicas, de caráter conciliatório.
Explicação:
:)