Português, perguntado por mariasolangesouza, 5 meses atrás

alguém me ajuda por favor

preciso fazer um texto sobre realismo
outro sobre naturalismo
e outro sobre parnasianismo
OBS: O TEXTO DEVE SER FEITO EM FORMA DE TRABALHO ACADÊMICO.​
pode conter contexto histórico e etc. e se poder colocar o site Aki e o autor agradecida


mayck201727421242182: Já respondi.
mayck201727421242182: Ficou longo, mas está correto.
mayck201727421242182: Vc poderia marcar a minha resposta como a melhor?
mariasolangesouza: Claro, vc teria como escrever mais algumas informação sobre o parnasianismo?
mayck201727421242182: Posso sim.
mayck201727421242182: Eu coloquei as principais características na resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por mayck201727421242182
1

Resposta:

Realismo

O Realismo foi um movimento cultural e literário iniciado nas últimas décadas do século XIX em oposição ao Romantismo, Escola Literária que o antecede. Seu marco inicial foi a publicação do romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, em 1857.

O Realismo tem como objetivo representar a realidade vivida pela sociedade, fazendo críticas a temas sociais. A linguagem usada é direta e objetiva, ao contrário do subjetivismo encontrado no Romantismo.

Os integrantes desse movimento repudiavam a artificialidade do Arcadismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa sem haver a necessidade de se inspirar em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura, na pintura e em alguns aspectos sociais.

Naturalismo

O Naturalismo é uma Escola Literária que vem após o Romantismo. Surgido no século XIX, é considerado uma ramificação do Realismo, pois, além de terem surgido juntos, os dois têm o mesmo objetivo: retratar a realidade como ela é.

O Naturalismo surgiu na França, tendo como principal representante o escritor francês Émile Zola, que ficou famoso e marcou o início deste movimento artístico na Europa, com a publicação de “Germinal”, em 1881. A obra de Zola fala de maneira clara sobre as péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão no interior da França no século XIX.

Uma das grandes preocupações das obras naturalistas é a relação entre o homem e as “forças da natureza”. Isso ocorre devido ao fato de esse movimento ter grande influência da Teoria da Evolução de Charles Darwin e de outras correntes de pensamento científico que predominavam na Europa na época.

Parnasianismo

O Parnasianismo é um movimento literário que surgiu na França no século XIX. O principal objetivo desse movimento é a criação de “poesias perfeitas”, valorizando a forma e a linguagem culta. O Parnasianismo também criticava o sentimentalismo do Romantismo.

Os autores do Parnasianismo valorizavam o positivismo e a ciência acima de qualquer outro sentimento humano e buscavam constantemente a criação de uma rima perfeita, utilizando um vocabulário culto e construções textuais complexas.

O nome Parnasianismo surge de Parnase Contemporain, antologias publicadas em Paris a partir de 1866. Parnaso é como se chama a montanha consagrada a Apolo e às musas da poesia na mitologia grega.

Este movimento literário, predominantemente poético, era baseado na doutrina da “arte pela arte”, apresentada pelo crítico literário e poeta francês Théophile Gautier.

De acordo com os princípios da teoria proposta por Gautier, a arte não precisava estar rodeada por uma “áurea” de significados e sentimentos humanos, mas sim ser feita com o intuito de ser perfeita, bela e refinada.

O Parnasianismo é um movimento anti-romântico baseado no culto da forma, na impassibilidade e impessoalidade, na poesia universalista e no racionalismo.

As principais características do Paranasianismo são:

1-Arte pela arte – doutrina que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a estética.

2-Objetividade – oposição ao sentimentalismo exagerado, apresentado no Romantismo.

3-Culto à forma – perfeccionismo que se opõe ao descuido da poesia romântica.

4-Preciosismo vocabular – linguagem culta e de difícil compreensão.

Impessoalidade – ausência do “eu” e negação do sentimentalismo romântico.

5- Descritivismo – preocupação com a descrição da forma física, estética.

Temas baseados na realidade, fatos históricos, mitologia grega e cultura clássica.

Preferência por estruturas fixas, ou seja, sonetos.


mariasolangesouza: teria como colocar mais algumas informação do parsianismo?
Perguntas interessantes