Filosofia, perguntado por maaeduardaa, 1 ano atrás

alguém me ajuda por favor??????






LEIA O TEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS

“No diálogo LAQUES (ou Do valor), os generais Laques e Nícias são convidados a discorrer sobre a importância do ensino de esgrima na formação dos jovens. Sócrates reorienta o debate ao indagar a respeito de conceitos que antecedem essa discussão, ou seja, o que se entende por educação e por virtude. Dentre as virtudes, Sócrates escolhe uma delas e indaga: "o que é a coragem?". Laques acha fácil responder: "Aquele que enfrenta o inimigo e não foge no campo de batalha é o homem corajoso". Sócrates dá exemplos de guerreiros cuja tática consiste em recuar e forçar o inimigo a uma posição desvantajosa, mas nem por isso deixam de ser corajosos. Cita outros tipos de coragem que ultrapassam os atos de guerra, como a coragem dos marinheiros, dos que enfrentam a doença ou os perigos da política e dos que resistem aos impulsos das paixões. Enfim, o que Sócrates procura não são exemplos de casos corajosos, mas o conceito de coragem.” ARANHA, Maria Lúcia Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2016. (p.108).

1. A arte da esgrima, um dos jogos que os gregos antigos aprendiam nos ginásios, é o assunto inicial do diálogo LAQUES, de Platão. Sabemos que na esgrima os opositores se confrontam a fim de ver quem é mais hábil para vencer a luta. Em que sentido a metáfora de "esgrimir com palavras" é indicativa das críticas feitas por Sócrates aos sofistas?




2. Reflita e posicione-se a respeito: esse é um procedimento adequado para a discussão filosófica?


Soluções para a tarefa

Respondido por Marii8marii
0

Resposta:

1)Espera-se que o aluno responda que Sócrates realiza críticas aos sofistas por eles não terem um comprometimento com as palavras e seu interesse ser voltado apenas ao convencimento alheio por meio da retórica da linguagem. Nesse sentido a metáfora "esgrimir com palavras" indica que para Sócrates os debates não são batalhas onde deve haver um vencedor e um perdedor, mas sim, ser busca do conhecimento por meio da dialética.

2)Possibilidade de resposta: Resposta pessoal, o aluno deverá escolher defender ou atacar as técnicas utilizadas pelos sofistas apresentando argumentos válidos e coerentes para defender seu posicionamento.

Perguntas interessantes