alguem me ajuda por favor e pra hoje
Adopção em Timor
Quando eu te conheci, minha filha, tinhas os teus 72 cm de corpo pendurados numa árvore. Uma t-shirt vermelha imunda; com aquela sujidade que só uma criança de 2 anos consegue produzir numa peça de roupa, independentemente do país onde nasceu.
Sentei-me na varanda da tua casa, numa das montanhas de Timor, a tentar controlar as dores num estômago que ameaçou não sobreviver à viagem. Ouvi cada um dos meus movimentos respiratórios e pensei cada um deles porque fiquei com a sensação de ter esquecido como respirar. E enquanto falavam à minha volta, eu seguia-te com os olhos e via o teu corpinho escuro a desviar-se agilmente das quedas, os teus pezinhos descalços a voar sobre as pedras do chão e de quando em quando viravas-te para mim e sorrias. E a maior recordação desse dia é o teu sorriso. De cada vez que me olhavas, sorrias. E eu não sei se te respondi porque tinha medo de fazer um movimento mais brusco que me acordasse daquele sonho. Mais tarde, a caminho de Dili, contigo a dormir ao meu colo, o telefone tocava e tocava e tocava. Com a mesma insistência com que se liga para uma maternidade para saber se há novidades. E só muitas horas depois, só depois de adormeceres na minha cama coberta pelo mosquiteiro, só então consegui responder às 85 chamadas não atendidas e dizer simplesmente: “A minha filha está a dormir. Tem 2 anos”. E nada em mim voltou a ser igual.
1. Os fatos relatados no texto são inventados ou são recordações de experiências vividas? Comprove sua resposta copiando um trecho do texto. *
Sua resposta
2. Qual fato marcante motivou a produção desse relato? *
Sua resposta
3. Na sua opinião, por que o fato narrado foi, provavelmente, escolhido pela narradora para ser contado? *
Sua resposta
Todo o texto que escrevemos ou lemos é produzido em um contexto de produção. Isso significa que os textos são escritos por alguém, para alguém, com uma certa intenção, em determinado tempo e lugar e divulgados em jornais, livros, revistas, sites da internet, etc.
4. Por quem o fato é relatado? *
Sua resposta
5. Neste relato aparece um interlocutor específico (para quem se fala). Quem é ele? Comprove com um trecho do texto. *
Sua resposta
6. Nos relatos é comum o emprego da descrição, usada para caracterizar pessoas, lugares, objetos, etc. Como a mãe descreve a filha no dia em que a conheceu? *
Sua resposta
Leia o trecho do relato abaixo, observando as palavras destacadas e, depois, responda às questões 7 e 8:
“Quando eu TE CONHECI, MINHA filha”.
7. As palavras: eu e minha são pronomes. Sabemos que os pronomes se relacionam com as três pessoas do discurso. Os pronomes destacados são pronomes de *
a) 1ª pessoa.
b) 2ª pessoa.
c) 3ª pessoa.
8. A palavra conheci é um verbo que está no *
a) no presente, na 1ª pessoa do singular.
b) no futuro, na 2ª pessoa do plural.
c) no passado, na 1ª pessoa do singular.
9. Pela leitura do texto e pelas respostas às questões anteriores, você deve ter percebido que predomina o uso da 1ª pessoa do discurso e do verbo no pretérito (passado) que são características do gênero relato. Por que isso ocorre no relato lido? *
Sua resposta
10. O texto termina com a afirmação de Alexandra que diz: “E nada em mim voltou a ser igual”. Que mudança você julga que ocorreu na vida de Alexandra após a adoção? *
Sua resposta
11. O texto é um relato emocionado de uma mãe relembrando o dia em que adotou sua filha. Que traços da linguagem demonstram a emoção dessa mãe? Assinale uma alternativa. *
a) Uso de terceira pessoa com a exposição da experiência da mãe que pretende aconselhar e alertar a filha sobre algo que poderá acontecer na fase adulta.
b) Uso de primeira pessoa com a descrição das sensações e emoções, o uso de adjetivos e diminutivos na descrição da criança.
c) Uso de primeira pessoa com a opinião da mãe em relação ao comportamento da filha quando era criança.
12. O relato pessoal possui características do texto narrativo. Das alternativas abaixo, qual delas pode confirmar essa afirmação? *
a) O relato pessoal contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar e num determinado momento.
b) O relato pessoal traz argumentos que sustentam a opinião da autora, procurando convencer o leitor.
c) O relato pessoal apresenta regras e normas sobre o processo de adoção em Portugal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) "E a maior recordação desse dia é teu sorriso".
2) As lembranças da filha.
3) Por quê ela se lembra como sua filha era e queria contar sobre ela. E falando dela lembra de várias coisas ao longo do tempo que a filha aprendia.
4) Por que ela tinha ou tem uma filha e se lembrava de cada momento vivido com ela, e para se lembrar ela fez esse relato da vida de sua filha.
5) "Mais tarde a caminho de Dili, contigo a dormir no meu colo, o telefone tocava e tocava e tocava".
6) Ela descreveu com : 72cm de corpo pendurados numa árvore. Uma t-shirt vermelha; com aquela sujidade que só uma criança de 2 anos consegue produzir numa peça de roupa. O trecho que fala sobre isso é:
" Quando eu te conheci, minha filha, tinhas os teus 72cm de corpo pendurados numa árvore. Uma t-shirt vermelha imunda; com aquela sujidade que só uma criança de 2 anos consegue produzir numa peça de roupa.
7) a) 1° do singular, desculpe quaisquer erros.
8) c) no passado, na 1° pessoa do singular.
9) Porquê isso já aconteceu e quem conta é a mãe que se lembra de quando a filha nasceu e cresceu, e isso está no pretérito (passado).
10) Ela se sentiu mãe, ela mudou e não é mais como antes.
Mudança de nome é um ato legal que prove a um indivíduo a oportunidade de adotar um nome diferente daquele fornecido no nascimento, casamento ou adoção. O procedimento e a facilidade de tal mudança depende da jurisdição em que a pessoa reside.
11) b).
12) b).
Espero ter ajudado :D.