ENEM, perguntado por ClaraD1as, 8 meses atrás

ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR


Com base na leitura dos textos motivadores abaixo, redija um texto dissertativo argumentativo, enfocando o tema: Preservar as evidências do antigo é dar continuidade à história.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por riuzwiak
18

Resposta:

É fato que o aspecto identitário de um povo provém de sua cultura. No entanto, o Brasil vai na contramão quando comparado à demais países como por exemplo da Europa, na qual lá ocorre a preservação da história do lugar e de suas populações por meio dos museus e tombamentos históricos. Entretanto, aqui em todo território nacional, nota-se o completo descaso com a memória e a preservação da cultura brasileira, causando danos irreparáveis na história do país.

Para ilustrar o descaso com o patrimônio cultural e para com a memória de um povo e do país, o Museu Nacional do Rio de Janeiro após o incêndio em setembro de 2018, o que deixou às cinzas mais de 15 milhões de artefatos de cunho histórico, restando apenas 10% de seu acervo original. Contudo, vale lembrar que esse não é um caso isolado, diversos museus do território nacional, além de casarões e monumentos encontram-se em total estado de abandono. Nesse sentido, o descuido acerca de nosso patrimônio cultural pelo Estado configura-se a perda da formação identitária brasileira.

Consoante ao pensamento de Confúcio " Se queres prever o futuro, estude o passado?, a preservação de nossa memória e cultura é fundamental para que esses registros deixem legados para as gerações futuras. Sob essa perspectiva, a destruição de bens herdados das gerações passadas acarreta no rompimento da corrente do conhecimento, dado que, o patrimônio é responsável pela continuidade histórica de um povo e de sua identidade cultural. Outro ponto que é importante frisar, é que a maioria da população brasileira desconhece a existência de museus e artefatos históricos, visto que, apenas uma minoria frequenta museus e instituições de cultura. Vale lembrar que a maior causa do pouco contato com as memórias culturais é a falta de incentivo à frequentar tais lugares, seja pela escola, família ou meios de comunicação, o que potencializa ainda mais o descaso com os patrimônios históricos.

Destarte, a fim de combater a problemática, urge primordialmente o Governo Federal em parceira com a UNESCO e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) investir mais verbas e também em mais fiscalizações por todo território nacional, com o intuito de preservar e proteger o patrimônio histórico e artístico nacional, para que assim, não ocorra mais episódios como do Museu Nacional. Ademais, o Ministério da Educação em união com a escola, pode criar projetos educacionais que estimulem à visitação de museus mas aulas de história, geografia e sociologia, periodicamente, incentivando assim, o interesse o conhecimento da própria cultura. Pois como disse Kant: "É na educação que se assenta grande segredo da humanidade


ClaraD1as: Obrigada!!! <3
Respondido por viniciusrm19
2

Importância da Preservação de Evidências

A preservação das evidências de aspectos culturais passados é fundamental para se gerar novos conhecimentos, sobretudo dentro da diversidade cultural brasileira, como se aborda nos textos apresentados.

A cultura, assim como outras áreas da sociedade, são preservadas por meio de evidências, assim como pela memória das pessoas. Portanto, é fundamental que haja o respeito e a preservação adequada destes traços e evidências, a fim de que novos conhecimentos e formas culturais possam ser produzidas, sem se afastar das antiguidades.

Mais sobre preservação de evidências em: brainly.com.br/tarefa/49804123

Anexos:
Perguntas interessantes