Sociologia, perguntado por jessicameiga12peep40, 1 ano atrás

Alguém me ajuda por favor

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelaolivercpdj151
0
de desigualdades sociais foram se tornando mais e mais complexos e crescentes, principalmente com a consolidação do capitalismo, com a colaboração e a expansão da industrialização.
espero ter ajudado!

rafaelaolivercpdj151: perdão escrevi errado
Respondido por Aleeeeeeeeeeee
0
A desigualdade social é fruto de processos que limitam ou prejudicam determinados grupos, classes ou círculos sociais. Apesar de não serem diferentes em si, devido a inúmeros fatores, nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades. O sistema ou regime político no qual estão inseridas proporciona condições de vida material, cultural e educacional diferenciadas, de acordo com a etnia, gênero, etc. Falar em desigualdade social é mencionar sobre a desigual distribuição de poder econômico, social, político e cultural. 

       No Brasil, essa desigualdade não se deu por acaso.  Para compreender como foi sendo constituída, é preciso analisar o processo histórico que deu origem ao nosso país, desde a chegada dos portugueses, pois nossa história é marcada por injustiças. A primeira observação a ser feita é acerca da formação dos grandes latifundiários, da grande concentração de terras nas mãos de uma minoria.

        Os grandes latifúndios foram criados antes mesmo da efetiva colonização, através das capitanias hereditárias. Para proteger o território “descoberto”, a coroa portuguesa concedeu extensas faixas de terras a pouquíssimas pessoas, as quais tinham a missão de proteger e administrar o território. Somente a elas cabia o direito de explorar os recursos naturais. Tinha poder quem possuía terras.

Perguntas interessantes