Português, perguntado por aluaaa, 10 meses atrás

Alguém me ajuda pfvr, to fazendo as atividades atrasadas do colégio

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua

formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa

sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, apresentando proposta de intervenção

que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por bruno2013201316
6

Resposta:

Quando falamos em democratização do acesso ao cinema no Brasil é preciso analisar do espectro de público alvo, seja o cidadão que possui deficiência física, pessoa idosa, aquele que não possui condições financeiras ou até mesmo não há cinema em sua cidade. Em todos os casos, evidencia a ausência de políticas públicas voltadas para esta questão.

De acordo com a matéria publicada no sítio da CBN em 25/02/2019, menos de 10% das salas dos cinemas possuem recursos de acessibilidade e de acordo com o IBGE, em 2018, cerca de 40% de brasileiros viviam em municípios sem cinema.

O Governo Federal, por meio da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu capítulo 9, art. 42, inciso 2, estabelece o dever de haver acessibilidade como direto da pessoa com deficiência, o acesso ao cinema. Ainda nesse sentido, a Agencia Nacional de Cinema – ANCINE- definiu que, a partir de 1º de janeiro de 2020, todas as salas de cinema do país estão obrigadas a disponibilizar equipamentos acessíveis para deficientes visuais e auditivos, sob pena de multa no caso de descumprimento.  

Outras iniciativas por parte do Governo Federal foi a criação da lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, conhecida como lei da meia-entrada, que garante o pagamento da metade do preço do ingresso a espetáculos artísticos-culturais e esportivos, dentre outras, para pessoas comprovadamente carentes, idosas e deficientes.

Ainda que haja lei que garanta direitos as minorias a cultura e lazer, é preciso estabelecer constantemente o debate para que de fato os direitos e garantias não fiquem apenas no papel. É preciso que se eleja representantes preocupados com o bem estar social, em seu diferentes espectros sociais e culturais, preocupados de fato em oferecer condições contribuam para a acessibilidade ao cinema brasileiro.

Explicação:

Espero que tenha ajudado.

Perguntas interessantes