alguém me ajuda pfv se estiver certo marco como melhor resposta.
Soluções para a tarefa
Caracterizado pelo relevo baixo, abundância hídrica, chuvas constantes e grande necessidade de preservação. Reconhecido como o maior dos domínios morfoclimáticos do Brasil, com cerca de cinco milhões de km², e recebe a nomenclatura de terras baixas florestadas equatoriais.
Espero ter ajudado! :D
Resposta:
Domínio morfoclimático da Amazônia:
Relevo: O domínio amazônico apresenta formas de relevo predominantemente marcadas por depressões, todas elas relativas, ou seja, consideradas não em relação ao nível do mar, mas em comparação com o relevo circundante, havendo baixos planaltos e planícies fluviais da Bacia Amazônica.
Clima: O clima do domínio amazônico é do tipo equatorial e apresenta médias térmicas anuais que variam de 24ºC a 27ºC. Trata-se de uma composição climática quente e úmida que possui um regime regular e intenso de chuvas o ano todo.
Solo: Os solos da Amazônia são considerados de baixa fertilidade, de forma que a floresta mantém-se em razão do clímax do ecossistema. Existe certo mito de que esse domínio é predominantemente formado por solos arenosos.
Hidrografia: Uma das principais riquezas da região amazônica é a sua hidrografia, marcada pelo grande volume de água, que se distribui pelos rios e também pelo aquífero Alter do Chão, situado em áreas de três estados da região Norte.
Vegetação: A floresta amazônica é cientificamente chamada de floresta latifoliada equatorial por se encontrar em uma área de baixas latitudes (equatorial) e por apresentar grupos vegetais com folhas largas e grandes (latifoliada). Ela é composta por uma vegetação heterogênea – com grande diversidade –, densa e perene, ou seja, que não perde suas folhas ao longo do ano em nenhuma estação.
Explicação:
Espero ter ajudado!
Deu um trabalhão