Matemática, perguntado por kv78199, 5 meses atrás

alguém me ajuda pfv???​

Anexos:

0C4U4N: oi
0C4U4N: nossa desculpa mas não entendi nd disso
todinhoUwu: oi
0C4U4N: cola a URL abaixo no google
kv78199: não consegui colar
0C4U4N: As cadeias carbônicas são constituídas pelas ligações entre os átomos de carbono e hidrogênio, também chamados de hidrocarbonetos. ... Os átomos de carbono são considerados tetravalentes, ou seja, podem realizar até quatro ligações covalentes, classificadas como simples, duplas e triplas.
kv78199: não e isso
kv78199: não e isso
kv78199: e pra fazer que nem a letra a e b
0C4U4N: ok

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardocassimiro676
2

Resposta:

As cadeias carbônicas são constituídas pelas ligações entre os átomos de carbono e hidrogênio, também chamados de hidrocarbonetos. ... Os átomos de carbono são considerados tetravalentes, ou seja, podem realizar até quatro ligações covalentes, classificadas como simples, duplas e triplas.


kv78199: que qui eu fale o que
kv78199: parece doido
todinhoUwu: pelo menos ele respóndeu
todinhoUwu: hum
todinhoUwu: mal agradecida
todinhoUwu: doido e seu pai
kv78199: cresce mais meu bem, tá mt criança ainda
todinhoUwu: :c
todinhoUwu: desculpa :c
kv78199: tudo bem
Respondido por 0C4U4N
1

Resposta:

C) Aberta, saturada, homogênea , normal

D)aberta, saturada, ramificada, homogênea

Na Química Orgânica, as cadeias carbônicas são formadas pela ligação de átomos de carbono e hidrogênio, os conhecidos hidrocarbonetos. Existem milhões de compostos orgânicos que possuem estruturas formadas por essas complexas cadeias.

Os hidrocarbonetos

Hidrocarbonetos são moléculas que possuem apenas os elementos carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos por esqueletos de carbono, aos quais os átomos de hidrogênio se conectam, conhecidos como cadeias carbônicas. Fazem parte dessa função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcenos, cicloalcanos e as moléculas aromáticas, entre outros compostos.

Uma característica muito comum dos hidrocarbonetos é a reação química de combustão, que produz gás carbônico (CO2), H2O e energia, podendo essa última ser aproveitada para a realização de trabalho mecânico.

O que são cadeias carbônicas?

Átomos de carbono são considerados tetravalentes, ou seja, podem realizar até quatro ligações covalentes, que se dividem entre simples, duplas ou triplas. Essas ligações podem acontecer com outros átomos do mesmo elemento (carbono) ou com átomos de outros elementos químicos.

Classificação das cadeias carbônicas

A classificação das cadeias carbônicas se dá de acordo com vários critérios, principalmente àquele que se refere às suas funções orgânicas. A seguir, listamos as diferenças cadeias segundo a classificação da disposição dos átomos de carbono, podendo ser consideradas abertas, fechadas ou mistas.

Cadeias alifáticas, acíclicas ou abertas

Uma cadeia aberta, também conhecidas como acíclica ou alifática, possui átomos de carbono que se ligam de modo a deixar as extremidades livres. Não forma ciclos fechados.

Cadeia normal

Cadeias normais, também conhecidas como retas ou lineares, têm como característica principal a não formação de ramificações. São compostas apenas por carbonos primários ou secundários e possuem apenas duas extremidades, como em:

H3C – CH2 – CH2 – CH3

H3C – CH2 – CH = CH – CH3

Cadeia heterogênea

Já as cadeias abertas heterogêneas apresentam, ao menos, um heteroátomo, ou seja, um átomo que não seja carbono ou hidrogênio ao longo de sua estrutura, como em:

H3C – CH2 – O – CH3

Cadeia insaturada

As cadeias abertas insaturadas apresentam ao menos dois átomos de carbono ligados por dupla ou tripla ligação. Nessa conexão, o carbono é chamado de insaturado.

H2C = CH2

Cadeias cíclicas ou fechadas

As cadeias cíclicas ou fechadas se conectam entrei si, formando um ciclo. Podem ser aromáticas ou alicíclicas. Nesse segundo caso, podem ainda ser homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas, a depender da estrutura formada.  

Explicação passo a passo:

Cadeia aromática

Cadeias fechadas aromáticas são subclassificadas em duas ordens, podendo ser:

mononucleares, quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno;

polinucleares, quando apresentam mais de um anel aromático, como é possível observar no naftaleno.

Cadeia alicíclica

As cadeias fechadas alicíclicas não apresentam nenhum tipo de anel aromático, podendo se subdividir em saturadas e insaturadas.

Nesse caso, as cadeias fechadas alicíclicas insaturadas ainda se subdividem em:

cadeia homogênea, quando o anel das cadeias é formado apenas por átomos de carbono;

cadeia heterogênea, quando apresentam um heteroátomo.

saturada

Cadeias fechadas saturadas são aquelas nas quais os átomos de carbono estabelecem apenas ligações simples entre si.

Cadeia insaturada

Já as cadeias fechadas insaturadas podem apresentar ligações duplas entre os átomos.

Cadeia mista

As cadeias mistas apresentam carbonos que se ligam entre si. Além disso, assim como acontece nas cadeias fechadas, apresentam também um ciclo na cadeia, como o benzeno.

Carbono primário

São considerados carbonos primários aqueles que se posicionam nas extremidades das cadeias, se ligando apenas a um outro átomo qualquer.

 Carbono terciário

Como você já deve ter percebido, os carbonos terciários se ligam a outros três átomos de carbono.

Carbono quaternário

Seguindo o raciocínio, os carbonos quaternários são aqueles que se ligam a outros quatro átomos de carbono dentro da cadeia carbônica.

Bons Estudos!


kv78199: obrigado meu bem ❤️❤️
0C4U4N: dnd
Perguntas interessantes