Informática, perguntado por nataliacampoos1, 11 meses atrás

Alguém me ajuda numa Conclusão para um trabalho sobre "A história do Excel da década de 80 até o dia de hoje"?! Por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
4
No início dos anos 80 os microcomputadores pessoais começaram a ficar viáveis.

Para utilizá-los eram necessários programas específicos que ou eram comprados ou eram feitos pelos próprios donos dos computadores. Então os usuários aprendiam a programar (normalmente em BASIC) ou pagavam para programadores fazerem os programas, ou compravam os programas prontos.

Até que um maluco teve uma ideia. O nome dele é Dan Bricklin. Em 1979 ele lançou a primeira versão do VISICALC para Apple II e este se tornou o software mais vendido durante 6 anos. Quando a IBM Lançou o IBM PC em 1981, uma das primeiras aplicações a serem oferecidas era o VISICALC.

A lenda afirma que o VISICALC foi a primeira aplicação que tornou os microcomputadores algo verdadeiramente útil num ambiente profissional. Até antes do Visicalc, microcomputador era considerado um brinquedo, mais adequado para joguinhos.

O VISICALC tem todos os conceitos fundamentais que o Excel usa. A estrutura é praticamente a mesma. Quem usa Excel consegue usar o VISICALC sem treinamento, embora vá sentir falta de várias coisas que o Excel moderno tem.  Mas tá tudo lá. Fórmulas, células com dados ou com fórmulas, entrada e exibição de dados em matriz, recálculo automático (ou manual, que naquela época era super útil), capacidade de salvar os dados em disco e depois recuperá-lo. O Visicalc também serviu de base para a criação de gráficos com o Visigraph, que era um programa a parte. Salva-se a planilha no visicalc, fecha o visicalc, troca o disquete, aciona o visigraph, abre o arquivo e faz o gráfico. 

Juntamente com o Wordstar, software de processamento de textos e o dBase II (software para bancos de dados), o Visicalc formava o trio de programas que tornaram os microcomputadores viáveis.

Com o surgimento dos computadores de 16 bits, como o IBM-PC, o Visicalc mostrava suas limitações pois não conseguia aproveitar todo o processamento que os PC's ofereciam. Em 1983 uma empresa chamada Lotus, lançou o Lotus 1-2-3. 

Rapidamente, esse software se tornou o mais vendido  no segmento de planilhas eletrônicas no mundo dos PC's. A Lotus se tornou uma empresa poderosa, rivalizando com a Microsoft, que estava em plena ascensão com o sistema operacional MS-DOS que equipava praticamente todos os PC's. 

A Microsoft não queria ficar fora da festa que o Visicalc começou e que depois passou para o Lotus 1-2-3 e criou uma planilha muito boa chamada Multiplan. Existiam debates fabulosos sobre qual era a melhor, assim como hoje em dia temos debate sobre IOS versus Android. O debate era se Multiplan era melhor que Lotus 1-2-3. 

Aí .. .em 1984 ... Foi quando a Apple decidiu lançar o Macintosh. Foi um sucesso. Mouse, interface gráfica, tudo que usamos hoje em dia a Apple introduziu no Macintosh. Faltava uma aplicação matadora para o Macintosh assim como o Lotus 1-2-3 era para o PC-DOS ... Essa aplicação era .. o Excel. A Microsoft lançou a primeira versão do Excel para Macintosh em 1985. Foi um sucesso. O Excel era muuuuuuito melhor do que Lotus 1-2-3. A interface gráfica do Macintosh ajudava muito. As vendas do Excel dispararam.

Os usuários de PC-DOS ficaram com inveja e a Microsoft, quem diria, que tinha feito a aplicação matadora para o Macintosh decidiu lançar uma versão para o Windows 2.x em 1987, dois anos depois do lançamento para Apple. Isso porque o Window 1.0 foi um fiasco total.

A maioria das pessoas não usava windows 2.x porque simplesmente não prestava. Porém .. algumas pessoas admitiam usar uma versão limitada do windows 2.x que vinha com o Excel 2.0 e que só rodava Excel. Dessa forma meio tímida, o Excel entrou no mundo dos PC"S em 1987. 

O Lotus 1-2-3 continuava reinando mas .. o Excel já incomodava. O Excel 2.0 vendia pouco mas fazia sucesso entre os adeptos. Quem experimentava Excel dispensava o Lotus 1-2-3. Porém, como pouca gente usava o Excel, quem tinha que trocar planilhas com outras pessoas, preferia usar o Lotus 1-2-3 por questões de compatibilidade. A conversão de Lotus 1-2-3 para Excel e vice-versa as vezes destruia as planilhas. Algo como acontece hoje com o LibreOffice, OpenOffice e os pacotes do Office da Microsoft.

Assim, o Excel reinava no mundo Macintosh mas no mundo DOS (sim porque o windows ainda não tinha vingado) a participação era marginal. Foi quando a Microsoft lançou o WIndows 3.0 e depois o Windows 3.1 e a coisa pegou. 

O Windows 3.1 era uma porcaria pelos padrões de hoje em dia. Mas para o fim dos anos 80, início dos anos 90, era um avanço e tanto. E o melhor : O Excel 3.0
 
Aí o Excel explodiu em vendas e levava o Windows 3.x junto. 

Em 1995, quando a Microsoft lançou o windows 95 juntamente com o Excel 95, o caixao do Lotus 1-2-3 foi comprado. Poucos anos depois, O Excel se tornou de fato A Planilha Eletrônica, como é até hoje.

Alguns concorrentes do Excel
Supercalc, Borlando Qatro Pro e o pacote Openoffice. 

Hoje o Excel funciona até na Web, com o Office 365


Perguntas interessantes