História, perguntado por Carlyyyyyyy, 9 meses atrás

alguém me ajuda nu trabalho pofavor gente


Carlyyyyyyy: preciso dessa reposta
esterdevol15: Não estou conseguindo te mandar mensagem.
Carlyyyyyyy: mulher e agora
esterdevol15: Vou te mandar de partes em partes ok?
Carlyyyyyyy: ta certo
esterdevol15: A organização política das colônias espanholas desfavorecia enormemente os descendentes de espanhóis nascidos nas colônias – os chamados criollos. Ao contrário do chapetones, isto é, os espanhóis que viviam nas colônias e nelas mantinham-se como controladores do cenário político e administrativo, os criollos não possuíam poder político algum. Em razão da insatisfação com a hegemonia exercida pelos chapetones, as elites criollas foram os agentes principais das guerras pela independência.
esterdevol15: Entre os líderes dessa elite, quatro nomes possuem destaque: Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins e José Sucre. Esses personagens históricos ficaram conhecidos como os “Libertadores da América”, haja vista que comandaram as guerras pela libertação da América Hispânica.
esterdevol15: Pronto gatinha.
Carlyyyyyyy: obrigada amiga me ajudou mt
esterdevol15: Disponha meu bem <3

Soluções para a tarefa

Respondido por esterdevol15
0

Desculpe a demora moça.

A expansão norte-americana não é uma questão que perturba somente o nosso tempo. Desde o final do século XIX que a política externa ianque vem dando sinal de ser insaciável na obtenção de vantagens comerciais e políticas sobre o resto do mundo. Semelhante na postura, mas diferente na ação, a invasão do Iraque hoje é um desdobramento da doutrina Monroe.

O fortalecimento fiscal estabelecido pela metrópole com o término da Guerra dos 7 Anos em 1763 também foi um desdobramento. Entretanto, os EUA, praticamente dobrariam de tamanho ao incorporar os territórios que se estendiam até as margens do Mississípi e que pertenciam à Inglaterra.

No primeiro censo, em 1790, o país já tinha 2,3 milhões de quilômetros quadrados e 3,9 milhões de habitantes, partindo de uma agressiva política de expansão territorial (que ficou popularmente conhecida como "Marcha para o Oeste" ou "Conquista do Oeste"), os norte-americanos em cerca de um século criam uma das maiores nações do mundo com uma área de 9,8 milhões de quilômetros quadrados. A Marcha para o Oeste significou, entretanto, para um outro povo, o seu fim. Os indígenas foram brutalmente exterminados e seus territórios, tomados.

Espero ter te ajudado! <3


Perguntas interessantes