Alguém me ajuda nisso
Pfvr preciso pra hj ainda
Soluções para a tarefa
Resposta:
Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), apresentará, no próximo domingo, 13 de março, o espetáculo de dança “A Sagração da Primavera”, de autoria dos russos Vaslav Nijinsky e Igor Stravinsky.
A apresentação fica a cargo do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e acontece no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul), a partir das 19 horas, com venda de ingressos na bilheteria a R$ 20 para plateia e frisas. Os demais assentos são livres.
A coreografia do espetáculo será realizada pelos bailarinos Adriana Góes e André Duarte, que retiraram a obra do seu contexto inicial e fizeram uma releitura imersa na cultura indígena. Essa releitura se passa no ritual da moça nova, um costume característico da tribo Tikuna, onde uma jovem índia chamada Worecü, ao menstruar pela primeira vez, é retirada do convívio social e dedica-se a trabalhos manuais atribuídos às mulheres.
Na releitura, Worecü passa por rituais que simbolizam a morte do corpo infantil e o nascimento do corpo adulto, e o espetáculo é ambientado sob o ponto de vista da índia. “Ao mesmo tempo em que receia a solidão e a violência contra o seu corpo, ela anseia por esse momento importante: a passagem para a vida adulta”, ressalta Adriana Góes.
Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a volta de “A Sagração da Primavera” aos palcos amazonenses mostra o sucesso e a recepção calorosa do público à obra. “É excelente ver que os artistas da nossa terra estão executando esse espetáculo mais uma vez e, desta vez, fazendo a releitura para a cultura nativa. Sem sombra de dúvidas, será uma oportunidade para quem não assistiu se encantar e, para quem já assistiu, rever e se emocionar mais uma vez”, afirma.