Alguém me ajuda nessas questões
Soluções para a tarefa
Respostas:
1. O título Interestelar propõe que o enredo envolve aventuras no espaço sideral, como sugerem o radical -estel-, que remete a “estrelas”, e o prefixo -inter, que significa “entre”.
2. Constelação significa “conjunto de estrelas”. No texto, é empregado conotativamente para se referir a um grupo de atores consagrados.
3. São termos que partilham o radical -(e)stel-, isto é, palavras formadas a partir de “estrela”.
4. O resenhista vê traços da obra do diretor Steven Spielberg no filme de Christopher Nolan.
5. O termo spielbergiano contém o sufixo -ano, responsável por sugerir a ideia de “semelhante” ou “comparável”.
6. Segundo o crítico, o filme traz um drama familiar fraco, momentos mal aproveitados e atuações decepcionantes de alguns bons atores
7. Purista é aquele que defende uma tradição, sendo contrário a modificações.
Resposta pessoal. É interessante retomar com os alunos a ideia de que a língua é um sistema vivo e que o critério para validar o uso de uma palavra é a própria incorporação dela pelos falantes. Certas barreiras no uso da língua só se justificam em casos muito especiais.
8. O vocábulo boquiaberto, formado pelo processo de composição por aglutinação: boca + aberta (com alterações fonológicas).
9. Ficar com a boca aberta é uma reação física que expressa a noção de encantamento, admiração. A metonímia está na apresentação do efeito (a boca aberta) pela causa (a admiração).
10. O radical é -ord-, que tem seu sentido (“ordinário”, “comum”) alterado para “fora do comum”, com a inclusão do prefixo extra-. Assim, algo extraordinário é algo que está “além do comum”, “além do ordinário”.
11. Não. Ensurdecedor é um termo formado por derivação parassintética, enquanto extraordinária é formado por derivação prefixal e sufixal (ordinária existe, mas surdecedor não).
12. Trata-se da antítese, constituída pela oposição silêncio × som ensurdecedor, sugerindo a harmonia da trilha sonora do filme e a maestria de Zimmer ao executá-la. Espero ter ajudado!