Alguém me ajuda nessa questão? Estou em dúvida.
(FUVEST-SP) Uma jovem está parada em A, diante de uma vitrine, cujo vidro, de 3 m de largura, age como uma superfície refletora plana vertical. Ela observa a vitrine e não repara que um amigo, que no instante t0 está em B, se aproxima, com velocidade constante de 1 m/s, como indicado na figura, vista de cima. Se continuar observando a vitrine, a jovem poderá começar a ver a imagem do amigo, refletida no vidro, após um intervalo de tempo, aproximadamente, de:
A) 2 s
B) 3 s
C) 4 s
D) 5 s
E) 6 s
Soluções para a tarefa
Aproximadamente 2 segundos.
Letra A
O campo visual de um espelho plano é a região que um observador consegue observar refletida no espelho. O tamanho desse campo visual está relacionado ao tamanho do espelho e da posição do observador em relação ao mesmo.
Para descobrirmos o campo visual devemos unir com uma reta o ponto em que se encontra a imagem do olho do observador dentro espelho até as extremidades do mesmo.
No caso em questão, desenhando a imagem da jovem no espelho e traçando uma reta até as extremidades do mesmo, podemos perceber que o campo visual do espelho em relação à jovem começa a uma distância de 2 metros do amigo.
Desse modo, a jovem só verá a imagem de seu amigo quando ele percorrer os dois metros que o separam do campo visual. Como a sua velocidade é de 1 m/s, teremos -
V = S/t
1 = 2/t
t = 2 segundos