Química, perguntado por mariana122366, 11 meses atrás

alguém me Ajuda Nessa Questão ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por DeltaH
1

Resolução

A resolução do problema é simples, mas a lógica por trás da entalpia não é tanto. Caso tenha interesse, deixei uma explicação breve a respeito abaixo da resolução.

A entalpia de reação é dada pela diferença de entalpia dos produtos e dos reagentes. Ou seja:

\Delta H_r = \Delta H_P - \Delta H_R\\\\\Delta H_r = [-241.80 + (-1206.90)] - [-986.10 + (-393.50)]\\\\\Delta H_r = -1448.7 - [-1379.6]\\\\\Delta H_r = -1448.7 + 1379.6\\\\\Delta H_r = -69.1kJ/mol

Explicação Sobre Entalpia

Entender entalpia é algo bem complicado! Mas vamos lá, vou tentar explicar para você. Suponha que você tem dois átomos X, e que eles podem compartilhar seus elétrons para formar o composto X₂. Quando eles realizam esse compartilhamento, os elétrons compartilhados acabam ficando entre os dois núcleos atômicos e, por conta do aumento de atração (antes eles estavam se sentindo atraídos por só um núcleo, agora se sentem atraídos por dois), acabam perdendo uma certa quantidade de energia e se estabilizando entre os núcleos.

Agora, considere que um átomo X consegue também se conectar a um átomo Y, mas que, nesse caso, a energia de ligação, ou seja, a energia perdida pelos elétrons no compartilhamento, é o dobro da energia de ligação do composto X₂. Isso quer dizer que o composto XY tem forças de atração maiores que o composto X₂. Por conta disso, podemos afirmar que a tendência natural de uma molécula X₂ é a formar moléculas de XY.

Então, suponha que você tenha duas situações: uma em que um átomo individual X se conecta a um átomo individual Y, e a outra em que uma molécula X₂ se conecta a dois átomos de Y:

X + Y \longrightarrow XY\ \ \ \Delta H = E\\\\X_2 + 2Y \longrightarrow 2XY\ \ \ \Delta H = E

Perceba que as entalpias envolvidas nos dois processos são iguais; entretanto, no segundo processo, como temos duas moléculas sendo produzidas, podemos afirmar que a produção de cada molécula gasta só metade da energia de produção de uma única molécula no primeiro processo. Ou seja, o ponto ao qual quero chegar é que, se na formação de uma molécula já foi gasta uma quantidade E de energia, para a formação de outra molécula a partir dela, a energia de formação dessa nova molécula já tem nos seus valores inclusa a quantidade de energia E. É por isso que, no processo de formação de uma molécula XY, quando partimos de uma molécula X₂, já havendo sido gasta energia para a formação desta, a energia necessária para produzir XY é menor.

Caso substituíssemos os valores de energia de formação de cada reagente e produto nas equações, teríamos o seguinte sistema:

\left \{ {{X + Y \longrightarrow XY \Longrightarrow 0 + 0 = E} \atop {X_2 + 2Y = 2 XY \Longrightarrow \frac{E}{2} + 0 = 2E}} \right.

Perguntas interessantes