Alguém me ajuda?
#LógicaDeProgamação
#Pseudocódigo
#VisuAlg
Soluções para a tarefa
Resposta:
86
Marcar como concluídoAnotar
ArtigosCanal MaisLógica de programação: introdução a algoritmos e pseudocódigo
Motivação
A capacidade de pensar de maneira lógica é um dos principais diferenciais para saber como resolver problemas, principalmente na área da computação. Diretamente relacionado a isso, compreender o conceito de algoritmo também é algo fundamental. Com isso em mente, caso seu objetivo seja se tornar um bom programador, o próximo passo é aprender um pseudocódigo (Portugol, por exemplo), no qual você entrará em contato com detalhes como entrada e saída de dados, assim como o processamento propriamente dito. Nesse artigo, veremos um pouco sobre esses conceitos, fundamentais para quem está começando a programar.
Saiba mais sobre programação em: Programação: pode onde começar?
Lógica de programação: o algoritmo
A lógica de programação é a capacidade que todo programador precisa ter para resolver os problemas que aparecem no dia-a-dia. A capacidade de dividir o problema em partes menores é uma etapa essencial da lógica de programação e precisa ser levada em consideração quando nos deparamos com qualquer exercício/desafio. É nesse ponto que entra o conceito de algoritmo, descrito, geralmente, como uma sequência lógica de ações capaz de resolver um problema.
É válido ressaltar, no entanto, que o conceito de algoritmo vai muito além da programação. Uma receita de bolo, por exemplo, é um exemplo simples de algoritmo. Até mesmo algo como “mascar um chiclete” pode ser descrito como um algoritmo, como mostrado na Código 1.
1 – pegar o chiclete 2 – retirar o papel 3 – mascar o chiclete 4 – jogar o papel no lixo 5 – jogar o chiclete no lixo
Código 1. Algoritmo para mascar chiclete.
A maioria dos algoritmos, obviamente, será mais complexa do que simplesmente “mascar um chiclete” ou “fazer um bolo”. No caso da computação, uma soma de dois números é o exemplo mais clássico de um algoritmo simples. Algo como o mostrado na Código 2 é bastante comum para observarmos que temos uma sequência lógica de ações que envolvem os três elementos que comentamos anteriormente: entrada de dados, processamento e saída de dados.