Português, perguntado por marialuisaaguip95ie2, 7 meses atrás

Alguém me ajuda

Leia o texto abaixo.
 
A valentia da vovó Maria
 
Ainda tenho nítidas lembranças da minha infância. Minha família e eu morávamos em um pequeno sítio no bairro Mandu, em Ouro Fino, Minas Gerais. Lá era um lugar muito pacato, sossegado até demais. A noite era clara, cheia de estrelas, e sempre com uma lua para alegrar os olhos de quem a visse.
 
Quando eu era pequena, ainda não existiam televisão e essas tecnologias de hoje. Ouvíamos o jornal e as novelas pelo rádio – e confesso que era muito bom poder imaginar as coisas como eu queria que elas fossem!
 
Lembro-me de que ao entardecer fazíamos uma roda em volta de uma grande bacia cheia de brasas retiradas do velho fogão a lenha e lá ficávamos ouvindo o radialista contar aquelas empolgantes histórias. Logo após, os mais velhos contavam “causos” de todos os tipos, uns até me davam tanto medo que depois não conseguia dormir.
 
O amanhecer era encantador naquele lugar. Eu sempre acordava a tempo de ver o nascer do sol que despontava colorindo as montanhas e os pastos. Tenho saudades de ouvir o barulho dos pássaros e de sentir o cheiro de terra molhada pelo forte sereno da noite. Lembro-me de que, às vezes, era esquecida em cima de uma mesa de madeira, do lado de fora da casa, uma jarra de plástico com um resto de suco de laranja docinho feito pela vovó. As noites naquele lugar eram tão frias que, ao amanhecer, o suco havia virado picolé. Eu adorava aquilo!
 
Naquela época o bairro tinha uma estação ferroviária e o trem passava por lá toda manhã e voltava no finalzinho da tarde, quando a luz do sol já deixava o céu rosado. Eu e minha irmã amávamos brincar nos trilhos, dizíamos que era nosso caminho amassado e o trem, o amassador! [...]
 
Hoje tudo está bem diferente, a vida mudou. Vovó Maria já não está entre nós. As estações ferroviárias não existem mais, o trem não passa mais cortando as terras do antigo bairro Mandu... Mas o sorvete que virava picolé, o cheiro de terra molhada pelo sereno, as histórias em volta da bacia com brasa, o medo que elas causavam e principalmente a valentia de minha avó, tudo isso vai ficar guardado para sempre em minhas memórias!
 

 

Nesse texto, infere-se que a narradora

costumava andar de trem quando era criança.

pensa em morar novamente no pequeno sítio.

sabia preparar refeições no fogão a lenha.

sente saudade da época da sua infância.


lexysstrembala: oi princesa, solteira?
lucasas12006: mds
leandralherbach1: É a letra D
leandralherbach1: É só ler o texto skks

Soluções para a tarefa

Respondido por leandrasilv267
36

Resposta:

letra B

eu coloquei essa é estava certa


yumixyk: VLW CRIA
matheusrog2020: achei muito bom a sua resposta . oi príncipe solteiro quem se interessa por mim ?
lauragregorio1416: Vlw menó
pedrosantz007: ta errado ,_, é a D
pedrosantz007: é só ler a última frase no texto
lauragregorio1416: A pronto já até entregui o trem
pedrosantz007: jajajajaja
pedrosantz007: tô fazendo agr o de português
pedrosantz007: •>• Deixei pa fazer no penúltimo dia agr to ferrado
gringatt999: somos dois-^-
Respondido por jalves26
6

Infere-se que a narradora:

sente saudade da época da sua infância.

Explicação:

A narradora relembra como era o lugar de sua infância e seu modo de vida. Ela demonstra saudades ao fazer essa narração, o que fica bem explícito ao final, quando diz: "tudo isso vai ficar guardado para sempre em minhas memórias!".

Ela não costumava andar de trem quando era criança, mas sim brincar nos trilhos da estação que havia perto de sua casa.

Ela não pensa em morar novamente no pequeno sítio, pois o lugar já sofreu muitas transformações e já não é o mesmo lugar de sua infância.

Ela não sabia preparar refeições no fogão a lenha, mas ficava ao redor ouvindo empolgantes histórias no rádio.

Leia mais sobre interpretação de texto em:

https://brainly.com.br/tarefa/42896386

Anexos:
Perguntas interessantes