Filosofia, perguntado por Brenukk, 11 meses atrás

Alguem me ajuda
Filme "A Onda" - Atividade
1 – Qual era o objetivo do professor com a experiência?
2 – Qual era a realidade das famílias mostradas no filme? Você acha que isso favoreceu para que muitos alunos se identificassem com a proposta do professor?
3 – Quais os princípios da Onda? Eles se parecem com os princípios do Nazismo?
4 – Com o desenrolar da história, como passam a agir os alunos dentro e fora da escola?
5 – Seria correto afirmar que o professor também acabou sendo contagiado pela experiência e passou a agir com um verdadeiro “Fürer”?
6 – Quem pensa e age de maneira diferente dos membros da Onda é tratado de que maneira? Cite exemplos.
7 – Existe algum aspecto positivo na Onda? Qual?
8 – O final do filme é trágico. Por que você acha que o rapaz se suicida?
9 – O filme nos passa a mensagem que regimes totalitários e autocráticos, como o nazismo e fascismo, podem acontecer novamente. Como essa possibilidade pode ser combatida?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
145

Olá,

1) Sobre o filme "A onda" podemos afirmar que a vida e os sentimentos dos alunos e do professor eram normais, até que ele decide propor um experimento onde mostraria como uma ditadura poderia voltar; quando isso ocorre, os alunos ficam entusiasmados.

2) O sentimento desenvolvido pelos alunos com a criação da "onda" é o entusiasmo, sendo que aos poucos eles demonstram um fanatismo inicial.

3) Entre as características nazistas presentes no filme temos o autoritarismo, onde o professor se torna a figura que manda na sala de forma enérgica, há também regras rígidas, o que também acontecia no nazismo e por fim os gestos e atitudes comuns aos membros, que uniam eles psicologicamente, como o ato de bater os pés, que pode ser comparado ao hail Hitler.

4) O filme explora o senso crítico mostrando até onde se consegue resistir ao "charme" que uma ideologia autoritária consegue impor, e mostra como elas convertem pessoas normais em completos alienados.

5) Situações da atualidade podem ser as torcidas organizadas, o fanatismo político e alguns movimentos radicias.

6) O que aprendemos com o filme "A onda" e o comportamento dos alunos do regime nazifascista é que as ideologias autoritárias se dissipam muito rapidamente e, que por isso, é preciso tomar cuidado.

7) O ponto positivo na Onda é que inicialmente ela uniu pessoas, criando laços maiores de amizade.

8) O rapaz se suicida porque ele possuía muitos problemas psicológicos e emocionais, sendo que seus pais o negligenciavam e ele só se sentiu aceito e parte de algo nesse movimento. Por isso não conseguiu se imaginar excluído novamente.

9) Essa possibilidade pode ser combatida ao mostrarmos para as pessoas, principalmente os jovens, como esses regimes são perigosos.

Abraços!

Perguntas interessantes